Amou-os até o fim
28 de março de 2024Jesus de Nazaré, que foi crucificado, ressuscitou!
30 de março de 2024Procure um lugar confortável, aquiete seu coração e sua mente respirando profundamente várias vezes.
Peça ao Espírito Santo que te dê discernimento e coragem para escutar a Palavra que Deus hoje te dirige.
Leitura. O que diz o texto?
Leia o evangelho de João 18,1-19,42
Os capítulos 18 e 19 do evangelho de João mostram longamente todo o processo da prisão, julgamento, condenação, suplício, paixão, morte e sepultamento do Senhor. É quase como que o autor entendesse que é importante para o cristão não somente lembrar, mas se colocar naquele relato. Tudo o que Jesus passou é doloroso, mas ele suporta toda essa dor porque aceita entregar a sua vida como sacrifício para a nossa salvação. Através da sua morte ele é capaz de dar-nos a vida.
Meditação. O que Deus nos diz através desse texto?
Na sua paixão, Jesus nos ensina não com palavras, mas com sua atitude diante do sofrimento. Esse sofrimento não é somente pessoal, mas carrega em si toda a experiência de dor da realidade humana. Isso significa que ele pode se compadecer também de cada uma de nossas dores. Jesus não é indiferente a nossa realidade e está sempre ao nosso lado, nas cruzes que carregamos no dia a dia. Ao mesmo tempo, o relato da paixão nos confronta: será que queremos assumir a cruz ou a rejeitamos?
Oração. O que o texto me faz dizer a Deus?
Hoje é um dia de profunda meditação sobre o silencio da morte. Deus assumiu a nossa condição até o fim, para justamente mostrar que a morte não tem a palavra final. Mas como anda a nossa esperança? Diga ao Senhor todas as situações de morte que onde o pecado tem florescido e peça por você, pela sua família e comunidade, para que Ele avive a esperança de vida e luz, confiando que essa páscoa seja oportunidade de recomeço.
Contemplação. O que o texto faz em mim?
Deus morreu. Essa realidade não é fácil de compreender, como pode aquele que criou a própria vida entrega-la? O que esperava se submetendo assim? A resposta é assombrosa: o que faz esse Senhor entregar a sua vida sou eu e você. É para a nossa salvação que ele se entrega. Esse mistério é tão grande que também nós somos impelidos a entregar a nossa vida, doando-nos uns pelos outros. Somos a continuação da obra redentora do salvador.
Ação. O que eu posso fazer a partir do texto?
Tradicionalmente hoje é um dia de jejum e oração para os cristãos. Essas práticas são a oportunidade de vivenciarmos mais de perto o mistério da paixão de Cristo. Que possamos com fé abraçar esse sentimento e fortalecer nossa fé no amor e na misericórdia do Salvador.
João Victor Batista. Membro leigo do Instituto Nova Jerusalém e estudante do bacharelado em Ciências Econômicas na UFC. Reside atualmente em Fortaleza/CE.