“Não deixava que os demônios falassem”
11 de janeiro de 2023“Ele estava em casa”
13 de janeiro de 202312 de Janeiro – 1ª Semana do Tempo Comum
Mc 1, 40-45 – “ficava fora, em lugares desertos.”
- Leitura: O que o texto diz?
As coisas bonitas que acontecem na vida não conseguem ficar ocultas por muito tempo, pois a alegria transborda os espaços e se anuncia pelas ruas: uma gravidez, uma conquista, um casamento, uma cura. Aquele leproso foi ouvido: ele queria a cura e Jesus também. A vontade dos dois era a mesma.
Por causa do que Jesus realizava na vida daqueles necessitados e por aquilo que Ele oferecia, sua história começou a ser ouvida de maneira que incomodava muita gente, tanto que ele saiu da cidade e andava nos desertos.
- Meditação: O que o texto me diz?
Ele não podia permanecer na cidade. Observando a cidade como lugar de muitas possibilidades, Jesus se afasta de onde não é acolhido. As sociedades conforme se instalam, priorizam coisas e pessoas, funções e metas, deixando o essencial do lado de fora. Acaba que o lugar de Deus desaparece.
Por conta da cultura que a Fé cristã ajudou a construir nos diversos séculos após a Revelação do Verbo de Deus, nas cidades grandes, ainda hoje, as igrejas estão num lugar de destaque. As novas cidades ou bairros já estão perdendo isso. Veja um condomínio – seja dos mais equipados com mansões ou dos mais simples com casa agrupadas – não existe mais igreja no centro, é raro de ver. Essas casas são construídas rodeadas por altos muros e fios elétricos, para se proteger, é claro. Mas onde fica o símbolo das coisas sagradas? Do lado de fora.
Jesus está do lado de fora, no lugar invisível, nos lugares que nem sempre queremos ir. O deserto é lugar árido, seco, sem vida, cheio de perigos e animais peçonhentos. E é naquele lugar que Ele se faz encontrar pelas pessoas.
- Oração: O que o texto me faz dizer a Deus?
Jesus peregrino, que se encontra no deserto da humanidade, no lugar onde os desafios principais acontecem. Hoje apresento os meus desafios e minha terra seca para que transforme e dê vida nova.
(reze aquilo que deseja o seu coração)
- Contemplação: O que Deus, através do texto, faz em mim?
A Palavra de Deus quer fazer descobrir em que deserto nos encontramos. Vá ao encontro de sua aridez para encontrar-se com Aquele que pode dar um rumo na vida, mesmo que pareça impossível.
- Ação: O que o texto me impulsiona a fazer?
Não ter medo de entrar no deserto da vida e deixar-se conduzir por Jesus que passou grande parte de sua caminhada entre nós no deserto. Que seja Ele o guia na vida.
Que você cresça espiritualmente!
Antonio C. dos Santos Jr.
Seminarista diocesano – etapa da Configuração – e membro da Equipe Diocesana de Animação Bíblico-Catequética da Diocese de Ponta Grossa – PR.