“Cala-te e sai dele”
10 de janeiro de 2023“Ficava fora, em lugares desertos”
12 de janeiro de 202311 de Janeiro – 1ª Semana do Tempo Comum
Mc 1, 29-39 – “não deixava que os demônios falassem.”
- Leitura: O que o texto diz?
Jesus está caminhando e pregando, está em missão. E nem sempre Ele usa palavras para evangelizar. Uma aproximação ou um toque já são suficientes para que Ele seja conhecido. Sua autoridade é tamanha e sua Palavra é tão poderosa que os demônios não tem vez nem podem falar.
- Meditação: O que o texto me diz?
No caminho pessoal damos vozes e vez a muitas outras coisas. Esse tempo pós festas muitas pessoas se preocupam com perder aquele peso extra que acumularam, em pagar as contas, em reestruturar seu modo de vida, em matricular os filhos, em mudar-se de cidade… Há muitas preocupações que são justas, são parte da vida e tem sua prioridade. Mas quando essas vozes se tornam maiores do que a Voz do Mestre, começam a aparecer doenças que só Ele pode curar, pois só Jesus cala a voz dos demônios, do mal que rodeia as pessoas.
Ali no texto ainda vemos os amigos de Jesus que o procuram. Se são amigos é porque o conhecem e sabem das coisas boas que Ele pode fazer por quem precisa. Ser amigo de Jesus é deixar-se tocar por Ele, ser amado, ser cuidado e cuidar também.
Quanto tenho sido amigo de Jesus?
- Oração: O que o texto me faz dizer a Deus?
Jesus! Eu sei que sou amado e quero ser um amigo teu: fiel, companheiro e deixar-me cuidar por Ti e cuidar daqueles que estão comigo. Que a Tua Presença e Palavra não permitam que os males deste mundo apoderem-se de mim e dos meus.
(reze aquilo que deseja o seu coração)
- Contemplação: O que Deus, através do texto, faz em mim?
A presença de Jesus afasta o mal. Onde não há o mal, há Jesus. Qual lugar em minha experiência de vida está faltando a presença Dele? Eu sei que Ele quer ir em todos os lugares, pois é essa sua missão, mas eu tenho mostrado a Ele aquilo que eu não consigo resolver?
- Ação: O que o texto me impulsiona a fazer?
Ser amigo de Jesus é saber ouvir e ficar na presença Dele. Os amigos de Jesus O buscavam para levá-Lo aos diversos lugares. Que lugar precisa Dele hoje?
Que você cresça espiritualmente!
Antonio C. dos Santos Jr.
Seminarista diocesano – etapa da Configuração – e membro da Equipe Diocesana de Animação Bíblico-Catequética da Diocese de Ponta Grossa – PR.