“Ficava fora, em lugares desertos”
12 de janeiro de 2023“Eu não vim para chamar justos, mas sim pecadores”
14 de janeiro de 202313 de Janeiro – 1ª Semana do Tempo Comum
Mc 2, 1-12 – “Ele estava em casa.”
- Leitura: O que o texto diz?
Outra cura bastante conhecida na Sagrada Escritura. Mas um detalhe bonito é que Jesus está em sua casa em Cafarnaum, onde as pessoas o procuram.
- Meditação: O que o texto me diz?
Quando nos encontramos doentes é necessário ir ao médico. A doença para ser curada exige uma especialidade que nem todos temos. O médico observa, pergunta, diagnostica a situação e indica o que deve ser feito para resolver o problema.
Jesus é esse médico e as casa é o um hospital. Poderia se dizer que a Igreja é um hospital “de campanha”. Essa expressão foi usada pelo Papa Francisco e este trecho do evangelho alude bem essa simbologia.
É de cura que o mundo precisa e a maior das curas que Jesus realiza é a na alma. Ele dá Salvação através do perdão dos pecados. Os pecados daquele homem acamado eram tantos que ele nem conseguia caminhar, mas ele teve amigos verdadeiros que o ajudaram a ir até o Senhor.
Que tipo de amigo tenho sido e que tipo de amigos são os meus? Eu levo outros a encontrar o médico das almas? E aqueles que chamo de amigo, me ajudam a caminhar pelo evangelho?
- Oração: O que o texto me faz dizer a Deus?
Médico das almas, obrigado pelas pessoas que me levam até Vós. E quero também ser alguém que leve outros até a sua presença par que sejam curadas.
(reze aquilo que deseja o seu coração)
- Contemplação: O que Deus, através do texto, faz em mim?
Jesus está em casa e quer ser encontrado. Quanto tenho ido à sua presença?
- Ação: O que o texto me impulsiona a fazer?
Estar diante de Jesus na Eucaristia e levar junto para realizar este momento de adoração. Parece caber bem como ação diante desta Palavra.
Que você cresça espiritualmente!
Antonio C. dos Santos Jr.
Seminarista diocesano – etapa da Configuração – e membro da Equipe Diocesana de Animação Bíblico-Catequética da Diocese de Ponta Grossa – PR.