Ele viu e acreditou
27 de dezembro de 2021“Meus olhos viram a tua salvação…”
29 de dezembro de 2021DIA: 28/12/2021 terça-feira
Mateus 2,13-18
FESTA dos SANTOS INOCENTES, MÁRTIRES
Peçamos ao Santo Espírito de Deus, nos ilumine para compreendermos a mensagem da Palavra para nós hoje:
Mantra: A Palavra de Deus é luz, que nos guia na escuridão.
é semente de paz, de justiça e perdão!
Que a tua Palavra, Senhor, renove o nosso coração,
fortifique a nossa esperança e nos faça viver como irmãos!
Leitura: O que o texto diz?
Silencie… vamos revisitar o Evangelho de hoje, buscando entrar na cena e observar cada detalhe da narrativa.
Após a visita dos Magos, o anjo do Senhor aparece em sonho a José e orienta que ele tome a mãe, o menino e fuja para o Egito e, lá permaneça pois Herodes queria matar o menino. José prontamente realiza o que lhe é orientado e até a morte de Herodes permanece no Egito. Na ocasião, Herodes, com o objetivo de matar o Menino Jesus, mandou matar todos os meninos até dois anos de idade, de Belém e arredores.
Meditação: O que o texto me diz?
Jesus, encontra resistência, desafios para vir habitar no meio da humanidade desde o ventre materno. Em tantas vidas humanas hoje, ainda vemos também os desafios experimentados pela família de Nazaré, exclusão, exílio, falta de moradia, vida de migrantes fora da terra natal.
Vale a pena pensar se estamos acolhendo o Menino Deus amorosamente em nossa vida. Se nos alimentamos Nele para iluminar e promover a nossa e a vida de tantos que vivem ao nosso redor ou também o excluímos de nossos planos.
A narrativa, por meio da figura de José, é discreto, silencioso e profundamente atento aos apelos de Deus para instauração do Reino. A mensagem provoca e evoca a sermos cuidadosos, a escutar, estarmos atentos e assim, sermos capazes discernir os sinais, a vontade de Deus. Podemos planejar algo e o caminho a ser trilhado passa a ser outro. Às vezes com verdadeiros desafios, mas condizentes com o projeto, com a vontade de Deus.
Meditemos: em nossa caminhada, estamos escutando e discernindo a vontade de Deus em nossa vida? Estamos centrados em nós mesmos ou temos nos aberto à vontade de Deus que nos leva a servir e cuidar das vidas ao nosso redor?
Oração: o que o texto me faz dizer?
Silenciemos por uns instantes, os ruídos ininterruptos, internos e externos, nos impedem de escutar, de aprofundar quem somos, por onde andamos, para onde queremos seguir e o caminho que a missão de Deus nos chama. Coloquemo-nos diante de Deus, com os pés em nossa realidade e em sintonia com a sua vontade para acolher, ouvir, discernir e entrar em sintonia com o Seu projeto para nossa vida. Rezemos também pelas crianças vítimas de violência, opressão, fome, descaso…
Contemplação: o que o texto faz em mim?
Retomando a narrativa pensemos: Faça a memória dessa presença em sua vida em momentos decisivos. O que a Palavra hoje despertou minha escuta e meu olhar?
Deus está conosco em todo o tempo seja nas noites de dúvidas, desafios, dificuldades e no momento oportuno nos liberta e ajuda a conhecer a sua Vontade. Pensemos em tantas vidas inocentes que perecem e precisam de quem as defenda.
Ação: O que posso fazer do texto?
Qual a missão sou chamado(a) a viver? O que a narrativa despertou em mim?
Como podemos cuidar e defender a vida de tantos e tantas que sofrem nas mãos dos opressores, maldosos que provocam a morte de inocentes?
Cada um de nós, como José que imediatamente tomou o caminho indicado por Deus, busque o novo olhar com atenção cuidadosa e amorosa ao que Deus quer revelar para que, também nós possamos fugir do mal e ir em direção do bem, da vida.
Ana Angélica Ribeiro – Comissão para Animação Bíblico-Catequética do Regional Leste 2 e membro da equipe de Especialização em Catequética da PUC-MG