“E Jesus crescia em sabedoria, estatura e graça…”
26 de dezembro de 2021Festa dos Santos Inocentes
28 de dezembro de 2021DIA: 27/12/2021 – Segunda-feira
LEITURA ORANTE João 20, 2-8 – Festa de São João, Apóstolo e Evangelista
ELE VIU E ACREDITOU
Peçamos ao Santo Espírito que nos conduza para que possamos compreender a mensagem da Palavra para nós hoje:
Refrão orante: Palavra de Salvação, somente Deus tem pra dar. Por isso meu coração, se abre para escutar.
Leitura: O que o texto diz?
Silenciar… imaginar e entrar na cena que relata uma desafiadora experiência…
É madrugada ainda quando Maria Madalena foi ao túmulo de Jesus, percebendo que a pedra fora removida, corre para encontrar Simão Pedro e o discípulo amado. Ela diz a eles: “Tiraram o Senhor do túmulo e não sabemos onde o colocaram”. Os dois então correm em direção ao túmulo. O discípulo amado chega primeiro e vê as faixas de linho no chão, mas não entrou. Pedro chega, entra e em seguida o discípulo amado que chegara antes, também entrou, viu e creu. Ainda não tinham compreendido a Escritura, segundo Ele devia ressuscitar dos mortos.
Meditação: O que o texto me diz?
Diante dos desafios, das tristezas podemos estagnar, paralisar ou sair, nos colocar a caminho para buscar compreender o que se passa.
O discípulo amado ao entrar e ver o túmulo vazio, crê na ressureição, a experiência do amor é gerador da fé.
E nós? Como e para onde caminhamos? Vivemos a graça da experiência do amor, da vida nova em Jesus Cristo? Sua Palavra nos impulsiona a sair, correr ao encontro do outro como discípulos missionários? Vivenciamos a presença de Jesus Cristo que vive e alimenta a vida da nossa comunidade? Sou um(a) verdadeiro(a) discípulo(a) amado(a) de Jesus?
Nós somos convidados a diariamente ver os sinais da presença do Cristo vivo em nosso meio. Como o discípulo amado: “Ele viu e acreditou”. Estejamos atentos para amar, perceber e crendo, anunciar a experiência da presença de Jesus Cristo, que nos convoca a construir o Reino de Deus
Oração: o que o texto me faz dizer?
Neste momento de intimidade, em oração coloquemos no colo de Deus nossa prece, expressemos o que Ele é em nossa vida, como em nossa história e na vida cotidiana vemos e cremos nos sinais da sua presença que renovam nossa esperança.
Contemplação: o que o texto faz em mim?
A fé é dom, que possamos como o discípulo amado, perceber tal graça em nossa vida. Voltando ao texto e atentos aos verbos presentes, somos convidados a contemplar: Qual das ações apresentadas no texto mais nos interpelam?
Ação: O que posso fazer do texto?
O discípulo amado mesmo em meio a tristeza da ausência não se deixa paralisar, corre para o túmulo de Jesus, entra e a partir do vazio, crê. Compreende a missão de Jesus, as Escrituras que já ouvira antes e não compreendeu, agora, os olhos se desvendam, passa a fazer sentido.
O que o texto nos interpela a ver, crer e realizar a missão para a qual somos chamados? Como discípulos que somos e também muito amados, não nos deixemos paralisar, nos apressemos em anunciar a alegria da presença de Jesus em nosso meio.
Ana Angélica Ribeiro – Comissão para Animação Bíblico-Catequética do Regional Leste 2 e membro da equipe de Especialização em Catequética da PUC-MG