
Feliz o que ouve a Palavra e a coloca em prática
11 de outubro de 2025
12 de outubro, Domingo, Solenidade da BEM-AVENTURADA VIRGEM MARIA DA CONCEIÇÃO APARECIDA
- Escolha um lugar apropriado para a oração e uma posição corporal que mais lhe ajude. Desligue o celular e cuide para não ser interrompido(a).
- A ambientação ajuda a rezar: disponha no espaço uma vela e a Bíblia.
- Pacifique-se através do silêncio interior e exterior. Para isso, ajuda respirar profundamente várias vezes, de maneira pausada. Talvez uma música ambiente bem baixinha ajude a criar um clima de oração. Faça o sinal da Cruz.
- Tome consciência de que você está acolhendo a presença de Deus como amigo; invoque sempre o Espírito Santo para que ele te conduza nos passos da Palavra.
- Permita que o evangelho de hoje ilumine o seu dia e te ajude a viver o que a Palavra te propõe.
Leia do Evangelho de João 2,1-11
Leitura: O que o texto diz?
Neste dia celebramos a Mãe de Deus e nossa, sob a figura de Nossa Senhora Aparecida, a padroeira do Brasil. Assim sendo, o Brasil a tem como mãe, protetora e intercessora; numa união com os que sofriam a escravidão, vindo ao nosso encontro como negra. O evangelho proposto para este dia é o das bodas de Caná, o primeiro sinal de Jesus. É a festa de casamento de Deus com a humanidade. É o símbolo da aliança que Deus faz com seu povo. A vida é apresentada como um banquete, uma festa, a festa nupcial. O vinho representa a alegria, Jesus e sua novidade. Mas, acabou o vinho. Quais são os motivos, hoje, que tiram a alegria do povo?
Meditação: O que o texto me diz?
Falta-lhes vinho”. E quem é que percebe que eles não têm mais vinho? É Maria, a mãe de Jesus. Se faltar o vinho da alegria, da esperança, do amor, a festa acaba. Maria recorre ao Filho. Diz ela: “Eles não têm vinho!” E mais: “ Fazei tudo o que ele vos disser!” Aqui está a chave para solucionar todos os problemas: obedecer a Jesus; fazer o que ele disser, colocar em prática suas palavras, viver os mandamentos de Deus. Talvez seja isso que esteja faltando para que a humanidade encontre a alegria de viver, o vinho da vida plena; esse vinho melhor que significa o próprio Jesus e a sua novidade, o reino. Quem o escuta e faz o que ele diz prova deste vinho, e quem provar desse vinho, nunca mais vai querer tomar outro vinho. Quem apontou esse caminho foi Maria.
Oração – O que o texto me leva a dizer a Deus?
Peça sempre ao Senhor que nunca falte o vinho melhor, Jesus, que expressa esperança, amor, alegria, solidariedade. Assim sendo, sua vida seja iluminada pela sabedoria divina, que conduz à plenitude da vida, que é o reinado de Deus, que começa no já da nossa história cotidiana em Cristo Jesus.
Contemplação: O que o texto faz em mim?
Maria disse: “Fazei tudo o que ele vos disser”, você é atenta(o) à essa indicação da nossa mãe? Você busca este vinho melhor, Jesus e sua novidade, para sua vida? Esta festa nupcial, que traduz a aliança nova e eterna, você acolhe no seu propósito de vida em Cristo Jesus?
Ação: O que o texto me leva a fazer?
Sua mãe disse aos que serviam: “Fazei tudo o que ele vos disser!” Estejamos atentos, dóceis às palavras de Jesus, seus ensinamentos, orientações para que fiéis em Cristo, possamos experienciar no já da nossa vida, o vinho melhor, a vida plena que o Senhor nos traz por amor. Diz o poema “Vida Nova” de Adélia Prado:
“A vida é feita de pequenas transformações.
O que era água, seca ou comum,
torna-se vinho, festa, alegria,
quando o amor passa por dentro dela.
E a gente aprende a viver, de novo,
com surpresa, com intensidade,
com sabor que nunca se acaba.”