
O mal impede as pessoas de falar, de falar bem
10 de outubro de 2025
Fazei tudo o que Ele vos disser!
12 de outubro de 2025
11 de outubro, sábado, 27ª semana do Tempo Comum.
- Escolha um lugar apropriado para a oração e uma posição corporal que mais lhe ajude. Desligue o celular e cuide para não ser interrompido(a).
- A ambientação ajuda a rezar: disponha no espaço uma vela e a Bíblia.
- Pacifique-se através do silêncio interior e exterior. Para isso, ajuda respirar profundamente várias vezes, de maneira pausada. Talvez uma música ambiente bem baixinha ajude a criar um clima de oração. Faça o sinal da Cruz.
- Tome consciência de que você está acolhendo a presença de Deus como amigo; invoque sempre o Espírito Santo para que ele te conduza nos passos da Palavra.
- Permita que o evangelho de hoje ilumine o seu dia e te ajude a viver o que a Palavra te propõe.
Leia do Evangelho de Lucas 11,27-28
Leitura: O que o texto diz?
Vivemos num mundo onde escutar verdadeiramente o outro é um desafio. Todo mundo quer aprender a falar. Ninguém quer aprender a ouvir. Escutar é uma arte difícil; aprender a escutar exige paciência e prática. O evangelho de hoje nos provoca a escutar como atitude de abertura à profundidade da vida, de uma vida que tem sentido e que entra em sintonia com Aquele que escuta e se faz escutar: Deus mesmo.
Meditação: O que o texto me diz?
Feliz, ou seja, bem-aventurado é quem Escuta e acolhe em sua existência, a Palavra de Deus. Isso implica, não se fechar, não fazer da vida um espaço isolado onde só são escutadas tuas vozes e as vozes do mundo. Escutar verdadeiramente a Palavra de Deus é abrir-se à Sua voz, manter a atenção acesa, estar com o coração aberto a Sua Palavra. Se muitas de nossas conversações soam vazias e, com frequências, não conduzem a nenhum lugar, é porque não nos exercitamos para ser ouvintes.
Oração – O que o texto me leva a dizer a Deus?
Peça sempre ao Senhor que lhe envie o Espírito Santo para que possas compreender as Palavras de Jesus fazendo um bom discernimento.
Contemplação: O que o texto faz em mim?
Nesta cena do evangelho de hoje, o que é que terá levado aquela mulher a manifestar-se? Que movimentos interiores provocam em você as palavras de Jesus? Ouvir e pôr em prática é a “receita” para a felicidade que Jesus nos oferece. Você já experimentou isto?
Ação: O que o texto me leva a fazer?
‘Feliz o ventre que te trouxe e os seios que te amamentaram”, diz uma mulher a Jesus no evangelho. Maria, a mãe de Jesus também sabia se calar para escutar verdadeiramente a Palavra de Deus. Aprendamos com ela a arte de saber se calar. Vejamos o que diz o Pe. Adroaldo Palaoro:
“O mais difícil não é aprender algo novo, mas desaprender algo antigo. Acontece o mesmo com a atitude de escutar: o difícil não é ouvir, mas esvaziar-se o suficiente para que a palavra escutada entre, ressoe e permaneça. Escutar é uma arte que implica todos os sentidos, não só os ouvidos: pede atenção às palavras, gestos, reações, silêncios…; pede saber interpretar e ler entrelinhas; pede meditar e digerir o visto e ouvido. Orar, na verdade, não é, em primeiro lugar, falar com Deus; antes, é calar-se para escutar. Escutar faz-nos calar em todos os sentidos e, neste silêncio, aprofundamos em nós um desejo mais elevado, aquilo que realmente nos faz feliz.”



