
Fazei tudo o que Ele vos disser!
12 de outubro de 2025
“…o vosso interior está cheio de maldades”
14 de outubro de 2025
13 de outubro, 2ª feira, 28ª Semana do Tempo Comum
- Escolha um lugar apropriado para a oração e uma posição corporal que mais lhe ajude. Desligue o celular e cuide para não ser interrompido(a).
- A ambientação ajuda a rezar: disponha no espaço uma vela e a Bíblia.
- Pacifique-se através do silêncio interior e exterior. Para isso, ajuda respirar profundamente várias vezes, de maneira pausada. Talvez uma música ambiente bem baixinha ajude a criar um clima de oração. Faça o sinal da Cruz.
- Tome consciência de que você está acolhendo a presença de Deus como amigo; invoque sempre o Espírito Santo para que ele te conduza nos passos da Palavra.
- Permita que o evangelho de hoje ilumine o seu dia e te ajude a viver o que a Palavra te propõe.
Leia do Evangelho de Lucas 11,29-32
Leitura: O que o texto diz?
Assim como Jonas foi sinal para os ninivitas, assim também, o Filho do Homem será sinal para esta geração. Jonas soube ouvir a Palavra de Deus e discernir o valor do seu pedido e atendê-lo na realização. O Filho do Homem também vem como sinal para nos despertar para a escuta da Palavra de Deus. Precisamos saber ouvir o que Deus quer de nós.
Meditação: O que o texto me diz?
No tempo de Jesus, as pessoas procuraram sinais do Messias para poder crer em sua presença. Jesus exorta fortemente seus contemporâneos por serem fechados à pregação do Reino e desejarem um milagre extraordinário, que possa garantir a origem divina da mensagem de Jesus. O pedido por um sinal expressa a rejeição do projeto de Deus, manifestado em seu Filho que é a de anunciar um Reino de partilha, de Justiça. Assim, não é somente rejeitar o messias Jesus, mas a lógica do Reino de Deus. O sentido do sinal de Jonas pode estar baseado no fato de que os ninivitas ouviram o julgamento de Deus, pronunciado por Jonas e se converteram. Então é necessário perceber os sinais da vontade de Deus na pregação de Jesus e se converter. Os contemporâneos de Jesus têm a possibilidade de ouvir a sabedoria encarnada que é Jesus e não são capazes de se converter.
Oração – O que o texto me leva a dizer a Deus?
Dê graças pela presença do Senhor em sua vida. Que sejamos capazes de acolher os sinais que nos são dados, escutar a Palavra de Deus e a colocá-la em prática.
Contemplação: O que o texto faz em mim?
O que significa acreditar que Jesus Cristo é enviado de Deus? Quais empecilhos nos impedem de iniciar ou dar continuidade a um processo de conversão? Como colocar em prática a Palavra de Deus meditada todos os dias? Qual lógica é expressa nas suas atitudes, palavras, nas ações? É aquela do reino de Deus?
Ação: O que o texto me leva a fazer?
O mau que os ninivitas tinham em suas mãos era a violência. A palavra de Deus dirigida a Jonas era para a destruição da cidade. Mas Jonas foi e pregou a Palavra de Deus e o povo se converteu. Assim, Deus não destruiu a cidade. Que a Palavra de Deus nos converta em construtores da paz.



