Muitos são chamados, poucos são escolhidos
11 de outubro de 2020Buscar o que é essencial na Lei de Deus
13 de outubro de 202012/10/20 (segunda da 28ª semana do Tempo Comum): Jo 2,1-11: “Fazei o que ele vos disser”
Leitura: O que o texto diz?
Celebrando hoje o dia da padroeira do Brasil, vamos mergulhar na narrativa das Bodas de Caná. Leia atentamente Jo 2,1-11 e esteja junto à Maria, a Jesus e a seus discípulos neste casamento. De repente falta vinho e mãe de Jesus percebe e se dirige a ele sobre isso. O Mestre responde como se Ele não fosse resolver o problema já que sua hora ainda não havia chegado. Porém, Maria diz aos servidores: “Fazei o que ele vos disser”. Observe o diálogo e a movimentação em decorrência da falta de vinho. A festa que deveria ter uma longa duração está prestes a acabar… O Mestre fala aos servidores para encher de água as seis talhas de pedra da purificação. Eles executam a ordem e enche-as até a boca. Depois levam ao mestre-sala para experimentar a “água que se tinha transformado em vinho”. Ele elogia o noivo dizendo que ele guardou o melhor vinho até o fim da festa. O vinho, símbolo da alegria, não acabou e a festa continua.
Meditação: O que o texto me diz?
Você participou das Bodas de Caná com Maria, Jesus e seus discípulos. Retome o texto e perceba quais palavras ou situações mais tocaram seu coração. A falta de vinho aponta para uma situação de apuros e que corre o risco de acabar com a alegria. Em que situações de apuros ou o que quer tirar sua alegria? Maria experimenta a aflição do povo. Sua intercessão aponta para Jesus: “Fazei o que ele vos disser”. Como essa frase ecoa em nosso coração? O que Jesus pede para eu fazer? Como isso tem repercutido em minha fé hoje? Deixe-se inquietar por essa Palavra.
Oração: O que o texto me faz dizer?
A intercessão da mãe de Jesus permite que Ele aja nessa difícil situação. Apresente as situações difíceis de sua vida. Peça ajuda ao Senhor para que através da força vivificante da Palavra de Deus você seja capaz de encher as talhas de água até a boca e assim experimentar a plenitude dessa graça. Agora deixe essa água ser transformada no melhor vinho, que vai devolvendo sua verdadeira alegria. Peça a graça de guardar esse bom vinho e assim sua fé ser revigorada como aconteceu aos discípulos.
Contemplação: O que o texto faz em mim?
As fadigas do dia-a-dia e os desafios da caminhada muitas vezes fazem “nossas talhas” secarem. À medida que você vai silenciando, permita que essas talhas sejam cheias e transformadas no melhor vinho contemplando a Palavra de Deus. Deixe agora o Senhor cuidar de você.
Ação: O que o texto me faz agir?
A exemplo de Maria, como você tem ajudado seu próximo, principalmente quando eles se encontram em apuros? Trazendo ao coração todo o povo brasileiro, permita por meio da Palavra de Deus ser um discípulo e agente transformador onde você está. Seja instrumento da verdadeira alegria capaz de estar sensível à sua realidade e à de seus irmãos.
Pe. Jackson Câmara Silva, INJ
*Membro do Instituto Religioso Nova Jerusalém. Vigário da Paróquia São José – Vespasiano-MG, Brasil. Mestre em teologia sistemática pela Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (FAJE).