“Fazei o que ele vos disser”
12 de outubro de 2020Praticar o amor e a justiça de Deus
14 de outubro de 202013/10/20 (terça da 28ª do Tempo Comum): Lc 11,42-46: buscar o que é essencial na Lei de Deus
Leitura: O que o texto diz?
Preparando sua oração de hoje, recite esse refrão por algumas vezes: “Senhor, que desça sobre mim a vossa graça!” . Com muita atenção, leia Lc 11,42-46. Jesus, enquanto falava, é convidado por um fariseu para cear com ele. Acompanhe o Mestre, entre na casa do fariseu e ponha-se à mesa com eles. Observe o espanto do fariseu quando viu Jesus não lavar as mãos antes da refeição. O gesto de Jesus quer chamar à atenção sobre a purificação. O fariseu está com um olhar naquilo que é superficial. Mas o Mestre quer convidá-lo a enxergar mais profundamente o verdadeiro sentido de purificação e em que áreas essa purificação deve ser eficaz. Mais do que a purificação das mãos, é preciso purificar o interior, muitas vezes cheio de corrupção e maldade. O ato de dar esmola do que se tem é estar sensível à realidade do próximo e praticar a misericórdia, ou seja, aquilo de mais essencial da Lei. Essa é a verdadeira e profunda purificação a qual o fariseu precisa experimentar, assim como também você.
Meditação: O que o texto me diz?
As palavras de Jesus foram duras e exortaram o fariseu a uma profunda conversão interior. Retomando o texto, observe como essas palavras inquietam seu coração. Medite se você tem vivido uma fé superficial e esquecido aquilo que é essencial? Você consegue identificar alguma atitude de hipocrisia e insensatez que precisa ser mudada para testemunhar uma fé autêntica e comprometida com o Reino de Deus?
Oração: O que o texto me faz dizer?
Jesus tenta abrir os olhos do fariseu, estudioso da lei e visto como um exemplo de fé. Permita que também Ele abra os seus olhos. Apresente sem medo sua vida. Que práticas têm marcado sua caminhada? O que elas poderiam ajudar para que de fato você mergulhe profundamente na fidelidade a Deus? Apresente seu coração a Deus para que Ele o transforme e não se instalem em você a corrupção, a maldade e a insensatez.
Contemplação: O que o texto faz em mim?
A Palavra de Deus tem o poder de transformar e abrir nossos olhos para a verdade. Contemple aquilo que ela inquietou e transformou em você. Silencie e deixe que a ação de Deus ilumine seu coração. Não há mais lugar para insensatez ou hipocrisia, mas vai se instalando nele aquilo que é mais essencial na fé.
Ação: O que o texto me faz agir?
Vive-se em um ambiente marcado por tantas incoerências. Gente “muito religiosa”, mas com práticas muitas vezes contrárias ao evangelho. Como discípulos de Jesus é preciso fazer diferente. Jesus cita o termo “esmola”, porém se deve aprofundar seu sentido. Como você vê isso? Seria um convite para dar o que sobra como desencargo de consciência ou um esforço para estar sensível ao outro e buscar uma vida comprometida com Deus, assumindo assim os verdadeiros valores cristãos? Que atitudes incoerentes precisam ser banidas em sua vida?
Pe. Jackson Câmara Silva, INJ
*Membro do Instituto Religioso Nova Jerusalém. Vigário da Paróquia São José – Vespasiano-MG, Brasil. Mestre em teologia sistemática pela Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (FAJE).