“Eu não vim para chamar justos, mas sim pecadores”
14 de janeiro de 2023Ninguém põe um remendo de pano novo numa roupa velha…
16 de janeiro de 202315 de janeiro, 2º domingo do Tempo Comum
Evangelho – Jo 1,29-34
Leitura: O que o texto diz
O evangelho de hoje mais uma vez nos coloca diante da figura de João Batista, relatando a experiência dele de encontro com Jesus e revelando-o como aquele que “viu” e que “deu testemunho” de que Jesus é “o Filho de Deus”. Daí sua insistência no verbo “ver”. João não recebeu o encargo de divulgar uma ideia, uma doutrina… mas apontar quem de fato era o Messias.
Meditação: O que o texto me diz
João faz do batismo de Jesus o acontecimento fundante com o qual Ele inicia sua atividade pública. Quê é que João Batista “viu”? Viu um homem cheio de Espírito. Ou seja, Jesus é aquele que, habitado pelo Espírito, se deixa conduzir pelo mesmo Espírito. Ele deixa “transparecer” esta presença do Espírito e só quem tem olhar contemplativo é capaz de perceber quem O move.
Oração: O que o texto me faz dizer
Peça ao Senhor que você seja capaz de ver, de saber olhar além das aparências e revelar o Mistério que te habita. Peça também que te ajude a caminhar com Ele, a alargar seu coração e sua vida para viver a novidade do Espírito que sempre aparece fora dos lugares seguros, protegidos e conhecidos.
Contemplação: O que o texto faz em mim
-“Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo”, diz João Batista. O seguidor de Jesus não é aquele que, por medo, se distancia do mundo, mas é aquele que, movido por uma radical compaixão, desce ao coração da realidade em que se encontra, aí se encarna e aí revela os traços da velada presença d’Aquele que é a Misericórdia, Deus mesmo. Diz Pe. Adroaldo Palaoro: “O cristão “habitado pelo Espírito”, experimenta que a vida é forte e formosa e que vale a pena acolhê-la e doá-la, como Jesus fez, sabendo que o tempo da opressão, da enfermidade, da morte e da condenação… não tem a última palavra. Esse é o sentido da expressão de João Batista aplicada a Jesus: “Aquele que tira o pecado do mundo”.
Ação : O que posso fazer a partir do Evangelho
Não chegou, talvez, o momento de deixar de repetir aquilo que você fazia antes, e de abrir-se àquilo que está diante de seus olhos, à novidade que o Espírito está criando?
Equipe do Lectionautas