Meu Pai é que vos dá o verdadeiro pão do céu
28 de abril de 2020Ninguém pode vir a mim, se o Pai que me enviou não o atrai
30 de abril de 202029 de abril – Quarta-feira da 3ª Semana da Páscoa
Texto Bíblico: Jo 6,35-40 – “Esta é a vontade do meu Pai: Toda pessoa que vê o Filho tenha a vida eterna”.
Leitura: o que o texto diz?
Leia com atenção o evangelho de hoje localizado em Jo 6,35-40. Perceba: estamos diante da continuação imediata do evangelho de ontem. Neste caso, significa que estamos no mesmo ambiente, continuando a mesma discussão sobre o Pão do céu. Contudo, o texto de hoje comporta apenas falas de Jesus. Ele apresenta suas ideias aos ouvintes, abre seu coração e revela sua intimidade. Merece destaque a sua missão: Desceu do céu para fazer a vontade do Pai. Não se trata de qualquer vontade, mas de um desejo salvífico que o Pai tem para o ser humano. A verdadeira vontade de Deus é nos ter ao seu lado, não perdendo nenhum dos seus, tal qual um Pai que anseia estar ao lado dos filhos.
Meditação: o que o texto me diz?
Faça uma segunda leitura, sem pressas, e observe os termos ou frases que chamam a sua atenção. Agora você dará atenção a essas palavras ou frase. Em um profundo silêncio, deixe ecoar no seu coração as palavras que mais te tocaram. Tente compreender qual o sentido delas para você hoje. Mais ainda, note a direção que desejam apontar. O texto de hoje convida o leitor a uma confiança verdadeira, pois revela um Deus de intenso amor, ardentemente desejoso em não perder nenhum dos seus. Em vista desse amor, manda o Filho para resgatar a humanidade inteira.
Oração: o que o texto me faz dizer?
Qual resposta dar a este Deus, cujo amor o levou a entregar o seu bem mais precioso? De fato, nada pode ser comparado a este gesto esplêndido do Pai. Porém, é essencial responder a esse amor tão verdadeiro, ainda que de modo limitado e imperfeito. Assim, sabendo-se amado e amparado por este Deus, deixe sair do mais profundo do seu coração gestos e palavras correspondentes à atitude amorosa do Pai. Ame aquele que te amou por primeiro! Nesse cenário, mergulhe nas palavras presentes em seu ser. Quais sentimentos nascem nesse momento? Alegria? Gratidão? Arrependimento? A partir desses sentimentos, contemple o amor e a salvação de Deus em você.
Contemplação
O evangelho de hoje tem como assunto principal o Jesus que desceu do céu para realizar a vontade do Pai. Esta vontade é a salvação da humanidade. Portanto, contemple a salvação em sua vida. O Deus Ressuscitado, e ressuscitante, cujo mistério nos envolve e nos salva. Sim, o mistério salvífico de Cristo é real e nós fomos inseridos nele. Sua Páscoa é a nossa Páscoa, sua Ressurreição já é também a nossa. Desse modo, entenda-se afetado pela ação Trinitária do Pai que oferece o Filho na força do Espírito Santo, a fim de que nenhum dos seus se percam.
Ação
Contemplando o desejo salvífico de Deus por cada ser humano, parece salutar tomarmos decisões que colaborem com esta vontade salvífica. Basicamente, se trata de perceber sinais contrários a este desejo divino em nós. Olhe para dentro de si mesmo, busque ao menos um desses sinais e comprometa-se a vencê-lo mais intensamente.
Pe. Márcio Santos, INJ
*Membro do Instituto Religioso Nova Jerusalém. Vigário da Paróquia São Paulo Apóstolo em Mossoró-RN, Brasil. Mestre em Teologia pela Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (FAJE). Leciona na Faculdade Católica do Rio Grande do Norte.