Bem-aventurada Virgem Maria, Mãe da Igreja
29 de maio de 2023Visitação de Nossa Senhora
31 de maio de 202330 de Maio de 2023 – 8ª Semana do Tempo Comum
Evangelho: Mc 10,28-31
- Leitura: O que o texto diz?
No Evangelho de hoje, Jesus ressalta as consequências nesta vida e no mundo futuro para aquele/as que deixaram tudo para segui-lo. Recompensas generosas, “cem vezes mais”, mas marcadas pelo caminho do Mestre: com perseguições.
- Meditação: O que o texto me diz?
Ser discípulo/a de Jesus implica optar por fazer do seu Evangelho nosso caminho, verdade e vida. Significa optar por viver como Ele, amar como Ele; e amar até o extremo implica renúncias e sacrifícios. Mas Jesus nos recorda que seu Amor é generoso. Por isso, quem opta por viver como Ele experimenta o exagero da generosidade de Deus: cem vezes mais nesta vida!
Mas a generosidade de Cristo é realista: “e perseguições”. Seguir a Jesus supõe estar com Ele e continuar sua missão, partilhar seu Caminho e Destino de Messias Crucificado e, portanto, tomar nossa cruz com Ele e segui-lo.
Nesse Caminho, há renuncias, sacrifícios e perseguições, mas a “recompensa” é sempre cem vezes mais!
- Oração: O que o texto me faz dizer a Deus?
(Diante das palavras de Jesus, o que você deseja expressar a Deus?)
Senhor, obrigada por sua generosidade sem limites. Obrigada porque você não “colore a realidade” e apresenta um seguimento fantasioso e irreal. Ao contrário, você sabe que o seguimento não é fácil, que implica muitas renuncias e perseguições. Continuamente, você nos lembra que a cruz é parte do Caminho, mas não é seu último horizonte. Nos momentos difíceis, ajuda-me a reconhecer o “cem vezes mais” nesta vida. Ajuda-me a optar por seguir seus mesmos passos generosos de amor até o fim que gera vida eterna para todos nossos irmãos e irmãs.
- Contemplação: O que Deus, através do texto, faz em mim?
(O que esse texto provoca em você? Quais são os frutos desta oração?)
O Senhor renova em cada um de nós o desejo de segui-lo fielmente, de optar por fazer do seu Caminho, nosso Caminho. Fortalece nosso ânimo para perseverar diante dos desafios da missão e da vivência do discipulado no dia a dia. Jesus partilha conosco sua alegria diante da nossa entrega e nos motiva a ser generosa/os com Ele. Que o Espírito nos ajude a renovar nosso Sim e nosso compromisso de segui-lo com radicalidade e fidelidade.
- Ação: O que o texto me impulsiona a fazer?
Crescer no meu seguimento a Jesus é um chamado constante no nosso discipulado. Agradecer a generosidade de Deus, abraçar com Jesus o caminho da Cruz, e pedir a graça ao Espírito da fidelidade nos momentos de perseguição.
Sibele Gaya Moreira
Missionária da Fraternidade Missionária Verbum Dei em Belo Horizonte, MG.