“Soprou sobre eles e disse: “Recebei o Espírito Santo”
28 de maio de 2023‘Eis que nós deixamos tudo e te seguimos.’
30 de maio de 202329 de Maio de 2023 – Bem-aventurada Virgem Maria, Mãe da Igreja
Evangelho: Jo 19, 25-34
- Leitura: O que o texto diz?
O Papa Francisco, em 2018, estabeleceu a celebração da Bem-aventurada Virgem Maria, Mãe da Igreja. No Evangelho de hoje, Jesus, na cruz, entrega seu discípulo amado à sua Mãe, “Mulher, este é o teu filho”. Ao mesmo tempo, confia sua Mãe àquele que amava, “Esta é a tua mãe”. Sua Paixão chega ao fim e, na sua morte, entrega o Dom do Espirito (v. 34 e cf. Jo7, 38-39).
- Meditação: O que o texto me diz?
O decreto sobre a celebração explica o sentido desse memorial: “A Mãe, que estava junto à cruz (cf. Jo 19, 25), aceitou o testamento do amor do seu Filho e acolheu todos os homens, personificado no discípulo amado, como filhos a regenerar à vida divina, tornando-se a amorosa Mãe da Igreja, que Cristo gerou na cruz, dando o Espírito. Por sua vez, no discípulo amado, Cristo elegeu todos os discípulos como herdeiros do seu amor para com a Mãe, confiando-a a eles para que estes a acolhessem com amor filial.” (Decreto 03/03/2018)
Maria, Mãe da Igreja, nossa Mãe, dom de Jesus aos seus discípulos e discípulas. Mãe que cuida, protege, nutre, alimenta a vida de fé nos seus filhos e filhas. Cristo nos convida a levá-la para casa, ou seja, conviver com ela, familiarizarmos com ela, passar tempo com ela, aprender com ela, escutá-la.
- Oração: O que o texto me faz dizer a Deus?
Jesus, na cruz, você também me dá o dom da sua Mãe. Ensina-me a acolhê-la no meu caminhar de fé, a escutá-la e a aprender dela como você o fez. Maria acompanhou a Igreja nascente, estimulou sua perseverança e sua vida de oração (At 1, 14). Que ela também seja para mim, modelo de fé, companheira do caminhar, e Mãe que vela pela vida divina em mim.
(passe um tempo da sua oração conversando com Maria. O que você deseja partilhar com ela?)
- Contemplação: O que Deus, através do texto, faz em mim?
Quais são os frutos dessa oração em mim?
“‘Esta é a tua mãe’. Daquela hora em diante, o discípulo a acolheu consigo”. Diante desse dom gratuito e generoso de Jesus, dom que se prolonga no cuidado atento e maternal de Maria aos discípulos e discípulas de Cristo, gratidão nasce no nosso interior. Não é por mérito que recebemos tamanha dádiva senão por puro Amor que se concretiza no rosto materno de Maria. Paz é outro fruto desse presente: Ele não nos deixa sós: nos dá seu Espirito e nos confia sua Mãe para ajudar-nos a fazer visível seu Evangelho nas nossas vidas.
- Ação: O que o texto me impulsiona a fazer?
A celebração da “Bem-aventurada Virgem Maria, Mãe da Igreja”, Mãe dos amados discípulos e discípulas de Jesus nos convida a crescer na nossa relação com Maria. Acolhê-la conosco implica conviver com ela, conhece-la melhor, partilhar nosso dia a dia com ela e deixar que ela nos guie no nosso continuo processo de discipulado.
Sibele Gaya Moreira
Missionária da Fraternidade Missionária Verbum Dei em Belo Horizonte, MG.