“Eis que conceberás e darás à luz um filho”
20 de dezembro de 2022“O Todo-poderoso fez grandes coisas em meu favor”
22 de dezembro de 2022Quarta-feira, 21 de dezembro de 2022 – 4ª Semana do Advento
Lc 1,39-45 – “Como posso merecer que a mãe do meu Senhor venha visitar-me?”
1) Leitura: O que o texto diz?
Fazer a leitura do texto e escolher uma das frases que mais chamou atenção.
Primeira discípula, após o anúncio do Anjo e carregando em seu ventre o Menino-Jesus, Maria parte apressadamente para a região montanhosa da Judeia. O discípulo-missionário deve ter pressa em levar Jesus aos necessitados. No encontro daquelas mulheres, Deus se revela aos pobres e pequeninos. Ainda hoje, cada vez que ajudamos alguém e servimos com alegria, o Ressuscitado se faz presente em nossas ações. A Salvação de Deus chegou até nós, porque Maria acreditou nas promessas de Deus.
2) Meditação: O que o texto me diz?
Que palavra ou frase me interpela? Atualize a Palavra ligando-a com a vida.
De muitas maneiras, podemos pregar o Evangelho, mas nenhuma maneira será tão eficaz quanto o testemunho. O bem que fazemos é sinal da presença de Deus que está presente em cada necessitado, especialmente, nos pequeninos e rejeitados do mundo. Não tenhamos medo de ajudar os que precisam. Maria deu-nos o exemplo.
3) Oração: O que o texto me faz dizer?
Como resposta a Deus, rezemos, pausadamente, meditando as palavras dessa oração mariana tão querida por todos: “Ave Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco, bendita sois vós entre as mulheres, bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus. Santa Maria, mãe de Deus, rogai por nós, pecadores, agora e na hora de nossa morte. Amém”.
4) Contemplação: O que o texto faz em mim?
Que experiência levo dessa Palavra para a minha vida?
Os visitados, João e Isabel, reconhecem e se abrem com alegria à salvação trazida pelo divino Visitante e por Maria. O que a contemplação da visita de Maria e de Jesus Salvador a Isabel e João acrescentam à minha fé? Abro, na verdade e na sinceridade, as portas da minha vida para o Salvador? O que digo a Deus ao ouvir que Ele mesmo vem me visitar? Tenho levado o Senhor àqueles que convivem comigo e com os quais encontro ao longo de vida?
5) Ação: O que eu posso fazer a partir do texto?
Frutos da Palavra – Formule um compromisso de vida.
Repito ao longo do dia as palavras do salmista: “Ó justos, alegrai-vos no Senhor! Cantai para o Senhor um canto novo!”
Pe. Lúcio Flávio Galvão Camargos é presbítero e Coordenador Diocesano de Pastoral da Diocese de Divinópolis/MG; membro da Comissão Bíblico-Catequética do Regional Leste II da CNBB.