Solenidade do Batismo do Senhor – Ano C
10 de janeiro de 2016Ensinava como quem tem autoridade. (Mc 1,21b-28)
12 de janeiro de 2016Mc 1, 14-20
Depois que João Batista foi preso, Jesus foi para a Galiléia, pregando o Evangelho de Deus e dizendo: ‘O tempo já se completou e o Reino de Deus está próximo. Convertei-vos e crede no Evangelho!’ E, passando à beira do mar da Galiléia, Jesus viu Simão e André, seu irmão, que lançavam a rede ao mar, pois eram pescadores. Jesus lhes disse: ‘Segui-me e eu farei de vós pescadores de homens’. E eles, deixando imediatamente as redes, seguiram a Jesus. Caminhando mais um pouco, viu também Tiago e João, filhos de Zebedeu. Estavam na barca, consertando as redes; e logo os chamou. Eles deixaram seu pai Zebedeu na barca com os empregados, e partiram, seguindo Jesus.
Depois de voltar do deserto, Jesus inicia seu ministério, a proclamação da Boa Nova do Reino! Quatro frases me marcam nessa passagem e orientam minha oração.
O tempo já se completou. Que tempo é esse que se completou em minha vida? Completou-se o tempo do pessimismo. Completou-se o tempo da inércia. Completou-se o tempo da paralisia diante das mazelas que vejo ao meu redor. Completou-se tempo da falta de amor e das entregas pela metade. Completou-se o tempo da solidão. Completou-se o tempo da dúvida e da falta de fé. Completou-se o tempo do querer viver por minhas próprias forças e do ignorar a presença e o Amor do Pai em minha vida.
O Reino de Deus está próximo. Acreditar nisso é um desafio! Um treinamento a perceber pequenos sinais. A me deixar contagiar por eles. O que tem me dito que o Reino de Deus está próximo? Que sinais percebo de que o Reino de Deus está próximo? Senhor, como fazer para perceber mais? Como fazer para ser mais sinal?
Convertei-vos. Senhor, ajuda-me a mudar de direção no quer for preciso para que o seu Reino de Amor seja muito mais realidade no meio de nós!
Crede no Evangelho. Obrigada Senhor, por esse convite a acreditar nas boas notícias que você deseja introduzir na minha vida a cada dia. Muito obrigada pelo convite a acreditar na força do Amor e da solidariedade. Obrigada pelo chamado a ser sinal do Evangelho no mundo.
Depois de dizer essas quatro frases marcantes, Jesus passa aos chamados. A palavra que mais me chama atenção nessa parte é redes. Em que estou enredada quando Jesus chega? Na oração, em que tenho me enredado? Tenho aceitado o convite de Jesus a segui-lo? Ou continuo presa às redes?
Senhor, que nessa oração possamos nos dar a chance de soltar tudo e deixar que seja você quem nos guie.
Pollyanna Vieira – Família Missionária Verbum Dei – BH – MG