Deixar imediatamente as redes e seguir (Mc 1, 14-20)
11 de janeiro de 2016Fala, Senhor, que teu servo escuta (Marcos 1, 29-39)
13 de janeiro de 2016Jesus e os discípulos chegaram à cidade de Cafarnaum, e, no sábado, ele foi ensinar na sinagoga. As pessoas que o escutavam ficaram muito admiradas com a sua maneira de ensinar. É que Jesus ensinava com a autoridade dele mesmo e não como os mestres da Lei. Então chegou ali um homem que estava dominado por um espírito mau. O homem gritou: O que quer de nós, Jesus de Nazaré? Você veio para nos destruir? Sei muito bem quem é você: é o Santo que Deus enviou! Então Jesus ordenou ao espírito mau: Cale a boca e saia desse homem! Aí o espírito sacudiu o homem com violência e, dando um grito, saiu dele. Todos ficaram espantados e diziam uns para os outros: Que quer dizer isso? É um novo ensinamento dado com autoridade. Ele manda até nos espíritos maus, e eles obedecem. E a fama de Jesus se espalhou depressa por toda a região da Galileia.
Jesus e os seus discípulos chegaram à cidade de Cafarnaum em dia de sábado, ele foi ensinar na sinagoga. As pessoas que o escutavam ficaram muito admiradas com a sua maneira de ensinar. É que Jesus ensinava com a autoridade dele mesmo e não como os mestres da Lei.
Na oração de hoje me chama a atenção: “Jesus e os discípulos chegaram à cidade de Cafarnaum, e, no sábado, ele foi ensinar na sinagoga”. Uma coisa que é recorrente na maioria das ações de Jesus, é que está sempre presente, ele, e, os seus discípulos… Penso que Jesus veio para nos mostrar um ensinamento novo capaz de nos tornar livres, de fazer calar o espirito mau, que é tudo aquilo que nos escraviza e aliena, impedindo-nos de pensar e de agir por nós mesmos… Na maioria das vezes somos manipulados por ideologias, propagandas, estruturas, sistemas etc… Temos que estar atentos, “Orar e Vigiar” para não cair em tentação… É importante também não estar sozinho, Veja que ele não vai sozinho, antes ele faz discípulos, isto significa que para que o bem prevaleça sobre o mal basta que cada um de nós nos torne discípulos de Jesus, e seguidor de tudo que ele nos ensinou, bem como: “Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; (MT 28:19). Ele enviou os seus discípulos e envia cada um de nós…Tem uma frase de um pensador Edmund Burke que diz: “Para que o mal triunfe basta que os bons fiquem de braços cruzados”… Jesus Nunca está de braços cruzados! E nós?
Não importando com o que iam falar dele, ele ensinava com autoridade diferente dos mestres da lei… Qual era a diferença do ensinamento de Jesus em relação aos ensinamentos dos mestres da lei? As diferenças são diversas, mas aqui eu gostaria de destacar apenas duas: a primeira é que Jesus antes de falar ele “Ora ao Pai”; A segunda é que ele vive o que ora; ele quer que vençamos o mundo assim como ele venceu com “AUTORIDADE” que nos vem do Pai…
Que nós possamos viver uma vida de oração e ação, livres, procurando nos apegar as coisas do Reino de Deus (Como disse Jesus, o meu Reino não é deste mundo), procurando errar cada vez menos, para sermos a cada dia discípulos fiel aos ensinamentos do Pai, para que possamos nós também com o testemunho da nossa vida, termos autoridade para fazermos discípulos. Amém.
Agostinho Augusto – Família Missionária Verbum Dei – Belo Horizonte MG.