“Ainda tenho muitas coisas para lhes dizer”
9 de maio de 2018Ninguém poderá tirar essa alegria de vocês (Jo 16,20-23a)
11 de maio de 2018LEITURA: JOÃO 16,16-20
E Jesus disse:
— Daqui a pouco vocês não vão me ver mais; porém, pouco depois, vão me ver novamente.
Alguns dos seus discípulos comentaram:
— O que será que ele quer dizer? Ele afirma: “Daqui a pouco vocês não vão me ver mais; porém, pouco depois, vão me ver novamente”. E diz também: “É porque vou para o meu Pai”. O que quer dizer “pouco depois”? Não entendemos o que isso quer dizer.
Jesus, sabendo que eles queriam lhe fazer perguntas, disse:
— Eu afirmei que daqui a pouco vocês não vão me ver mais e que pouco depois vão me ver novamente. Por acaso não é a respeito disso que vocês estão fazendo perguntas uns aos outros? Pois eu afirmo a vocês que isto é verdade: vocês vão chorar e ficar tristes, mas as pessoas do mundo ficarão alegres. Vocês ficarão tristes, mas essa tristeza virará alegria.
ORAÇÃO
O sentimento daqueles que seguem o Cristo é oposto ao sentimento dos que estão presos no mundo. A crucificação de Jesus foi tempo de sofrimento e angústia para aqueles que o sentiam como mestre, mas por outro lado foi motivo de alegria para quem o queria ver longe de suas cobiças mundanas. Entretanto, a ressurreição de Jesus – o “daqui a pouco” de que falava – veio como graça para o mundo, no sentido de inverter essa oposição de sentimentos. A glória de Jesus significa agora glória também para quem o segue, que deixa para trás a tristeza e tem na esperança da vida eterna um real motivo de felicidade. Para quem se prendeu ao mundo, a ressurreição de Cristo revelou a podridão interna, intensa a ponto de corroer profundamente o espírito, conduzindo-o à morte definitiva.
Se agruparmos o discurso de Jesus, ouviremos Ele nos dizer hoje que “daqui a pouco essa tristeza virará alegria”. Como é confortante a Palavra que Ele nos traz! Não que o caminho que ele propõe seja mais fácil, mas no caminho dele sempre miramos a esperança. Ele nos diz para aguardarmos o seu “daqui a pouco”, e isso nos enche de expectativa para dias melhores. Jesus nos garante uma transformação de sentimentos, quando fará tristeza virar alegria, e isso nos preenche o coração com confiança. Nos dias em que estamos derrubados, temos o carinho da Palavra de Deus, que nos recupera e nos dá vigor para continuarmos buscando um “daqui a pouco”.
Rezemos hoje buscando a esperança que nos vem de Deus amoroso e misericordioso. Se Ele hoje nos diz que tempos melhores virão, é porque Ele não se esquece de nós e dos nossos sofrimentos. Caminhemos rumo à esperança da ressurreição.
Marcelo H. Camargos – Família Missionária Verbum Dei