Buscar o que é essencial na Lei de Deus
13 de outubro de 2020Testemunhar uma vida coerente com o Evangelho
15 de outubro de 202014/10/20 (Quarta da 28ª semana do Tempo Comum): Lc 11,42-46: Praticar o amor e a justiça de Deus
Leitura: O que o texto diz?
Prepare seu ambiente de oração. Você pode cantar ou repetir o refrão dessa canção para isso: “Oh luz do Senhor, que vem sobre a Terra, inunda meu ser, permanece em nós!”
Agora, abra sua Bíblia em Lc 11,42-46. Situe-se na cena. Jesus começa a exortar de forma enérgica os fariseus. O Mestre está indignado com a hipocrisia que observou na vida daqueles que são visos como exemplos para Israel. Eles são fieis aos detalhes da Lei, principalmente naquilo que os beneficiam. Porém, deixam de lado os ensinamentos mais importantes, como a justiça e o amor de Deus. Um mestre da Lei intervém, porque também se vê insultado por essas palavras. Jesus o responde e continua sua exortação, porque os mestres da Lei, ao invés de praticar a misericórdia, colocam fardos pesados nos outros, enquanto eles usufruem dos leves preceitos. Jesus não exclui os detalhes da Lei, mas retoma aquilo que é essencial como diz: “Vós deveríeis praticar isso sem deixar de lado aquilo”.
Meditação: O que o texto me diz?
As palavras de Jesus incomodaram os fariseus e os mestres da Lei. Ele mostra com detalhes o que os as autoridades de Israel praticam, e ao mesmo tempo exorta-os a uma profunda conversão interior. Você é testemunha desse diálogo. Ouvindo tudo isso, observe como essas palavras de alguma forma inquietam seu coração. Como você tem vivido sua fé? Você consegue identificar alguma atitude de hipocrisia que precisa ser mudada? Tem colocado fardos pesados nos outros, enquanto não se vê com mesmo peso para você mesmo?
Oração: O que o texto me faz dizer?
Jesus abre os olhos dos fariseus e dos mestres da Lei assim como também está brindo os seus. Apresente sua vida profundamente. Que práticas devocionais têm marcado sua caminhada? O que elas poderiam ajudar para que de fato você mergulhe na fidelidade a Deus, praticando sua justiça e sua misericórdia? Apresente seu coração a Deus para que Ele o transforme e faça de você um verdadeiro discípulo capaz de assumir aquilo que é de mais essencial da fé!
Contemplação: O que o texto faz em mim?
Deixe a Palavra de Deus transformar e abrir seus olhos para a verdade. Silencie e deixe que o amor e a justiça estejam muito fortes em você. Vá se desvencilhando das “cargas insuportáveis” que não pertencem aos outros e nem mesmo a você.
Ação: O que o texto me faz agir?
Diante das várias práticas religiosas presente em sua vida, verifique como elas podem atingir positivamente a vida de seu próximo. Como o amor e a justiça podem concretamente fazer parte de seu cotidiano? É tempo de manifestar a Palavra de Deus encarnada em sua vida e fazer diferente, mesmo que às vezes precise “nadar contra a maré”. Você não está só. O Mestre que exorta, corrige e ensina, também é aquele que ajuda você a perseverar nessa jornada!
Pe. Jackson Câmara Silva, INJ
*Membro do Instituto Religioso Nova Jerusalém. Vigário da Paróquia São José – Vespasiano-MG, Brasil. Mestre em teologia sistemática pela Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (FAJE).