Que todos os que entram vejam a luz (Lc 8,16-18)
23 de setembro de 2013Jesus lhes deu poder e autoridade para… (Lc 9,1-6)
25 de setembro de 2013A mãe e os irmãos de Jesus se aproximaram, mas não podiam chegar perto dele por causa da multidão. Então anunciaram a Jesus: “Tua mãe e teus irmãos estão aí fora, e querem te ver.” Jesus respondeu: “Minha mãe e meus irmãos são aqueles que ouvem a Palavra de Deus, e a põem em prática.”
O Evangelho de hoje mostra que a vida com Jesus não é questão de privilégios, mas de inclusão. Jesus não exclui seus parentes, mas inclui em sua família muitos outros. Quem? “Os que ouvem a Palavra de Deus e a põem em prática”.
A escuta tem a ver com a obediência. Obediência vem de ob-audire, que significa ouvir. É a escuta que leva a por em prática, que move a vida. O contrário é o absurdo, que significa estar completamente surdo à Palavra.
Quem ouve e põe em prática é familiar de Jesus porque vive uma identificação com Ele, um processo de configuração da própria vida, ou seja, de ir tomando pouco a pouco em si a “figura” de Cristo – o bom pastor, o bom samaritano, o semeador…
Que a oração de hoje nos ajude a refletir:
– Como está a minha escuta da Palavra?
– Como está a minha configuração com Cristo no dia a dia?
– Tenho aberto círculos e incluído outros nesta dinâmica da vida ou tenho buscado privilégios?
Que Maria, que soube acolher estes que Jesus incluía, nos acolha também e ensine a, como ela, ser fiéis discípulos do Seu Filho.
Tania Pulier, comunicadora social – Palavra Acesa Editora – Família Missionária Verbum Dei