As mulheres que seguem Jesus – Lc 8,1-3
20 de setembro de 2013Aqueles que ouvem a Palavra de Deus e a põem em prática (Lc 8, 19-21)
24 de setembro de 2013Ninguém acende uma lâmpada para cobri-la com uma vasilha ou colocá-la debaixo da cama. Ele a coloca no candeeiro, a fim de que todos os que entram, vejam a luz. De fato, tudo o que está escondido, deverá tornar-se manifesto; e tudo o que está em segredo, deverá tornar-se conhecido e claramente manifesto. Portanto, prestem atenção como vocês ouvem: para quem tem alguma coisa, será dado ainda mais; para aquele que não tem, será tirado até mesmo o que ele pensa ter.
Qual é a luz que brilha no mais profundo e escondido de nós, no segredo? A luz do desejo. Não se trata de vontades ou paixões, mas daquela voz mais profunda, que às vezes até trazemos abafada por várias razões, mas que calar nada pode; o sonho mais profundo e genuíno. É onde a voz de Deus fala mais profundamente em nós, nosso querer se encontra com o Dele.
Encontrar essa voz nem sempre é fácil. A oração precisa nos levar ao mergulho cada vez mais profundo em busca do desejo, da voz de Deus em nós. “Prestem atenção como vocês ouvem”. Deste “como” depende o encontro e neste encontro profundo com o Deus de Amor nos é “dado ainda mais”, brota de nós a abundância capaz de nos mover para iluminar outros.
Esta é a missão do cristão: deixar acender em si a lâmpada que traz dentro e manifestá-la para iluminar a outros. Nosso desejo mais profundo, este que se encontra com o de Deus, é luz para muitas pessoas, que deve ser manifestada. E o convite, como expressa a primeira leitura (Esd 1,1-6), é colocar-se a caminho para reconstruir os templos de Deus na humanidade, ajudar com a luz acesa em nós a que outros a deixem acender em si e vivam neste profundo e transformador encontro que gera abundância ao redor. “Então todos os que se sentiram movidos por Deus colocaram-se a caminho”.
Peçamos ao Espírito Santo que conduza nossa oração e nos leve a um mergulho cada vez mais profundo, ajudando-nos a encontrar a voz de Deus em nós, que nos acenda por dentro e mova a nossa vida.
Tania Pulier, comunicadora social – Palavra Acesa Editora – Família Missionária Verbum Dei