É pela fé que se recebe a vida como dom
5 de julho de 2021Tudo o que Jesus fez e ensinou é raiz de onde brota nossa missão
7 de julho de 2021TERÇA – FEIRA – 06/07/2021
14ª SEMANA DO TEMPO COMUM – Evangelho de Mt 9, 32-38
“Os males do mundo impedem de falar bem, assim como impede de escutar o verbo de Deus?”
Inicie com uma oração ao Espírito Santo
Faça um momento de silêncio, feche os olhos. Prepare o coração para receber a Palavra de Deus.
Refrão meditativo:
Eu vim para escutar. Tua Palavra, Tua Palavra, Tua Palavra de Amor.
Leitura: O que o Texto diz?
Fazer a leitura do texto e escolher uma das frases que mais chamou atenção.
A narrativa do Evangelho de hoje nos apresenta Jesus curando um homem mudo. As pessoas que o trazem até Jesus ficam admiradas com o agir de Jesus, mas ele olha para a multidão e as veem cansadas, abatidas, como ovelhas sem pastor. Vendo-as assim, Jesus enche de compaixão por elas. Jesus diz aos discípulos: “A messe é grande, mas os trabalhadores são poucos. Pedi, pois, ao dono da messe que envie trabalhadores para a sua colheita!
Meditação: O que o texto diz para mim?
Que palavra ou frase me interpela? Atualize a Palavra ligando-a com a vida.
Leia esse texto novamente. Veja o que está acontecendo. Na leitura de hoje, o evangelista Mateus nos fala de um Jesus que tem seus dias marcados pela oração, por numerosos encontros, por ensinamentos e curas. Fala de um Jesus que sente compaixão pelas multidões que estão cansadas e abatidas, como ovelhas sem pastor. Muitos reconhecem os ensinamentos e as curas de Jesus: curar o mudo para que ele fale, para que a Palavra de Deus seja dita. E Jesus se compadece deles, desperta-os para a fé na vida e faz viver. Mas outros não conseguem ver novidade em Jesus e permanecem mudos, caminham cansados e cegos. A que grupo de pessoas eu me encontro nesse momento? Sinto-me aberta para acolher os ensinamentos de Jesus?
Oração: O que o texto me leva a falar com Deus?
A nossa oração é uma resposta a Deus.
Releia com atenção o texto. Olhe para a sua vida, para as pessoas com as quais caminha. O que gostaria de falar a Deus? Agradeça pelos momentos difíceis, mas possíveis de serem superados. Que Jesus possa curar a mudez, o mal que impede de falar, de proclamar a Palavra aos outros.
Contemplação: O que o texto me leva a experimentar?
Que experiência levo dessa Palavra para a minha vida?
Nesse momento é Deus que vem ao seu encontro, permita a sua aproximação. Deixe se conduzir. Fale. Veja Jesus que aproxima e cura, acolhe e nos envia. Ele nos faz experimentar sua presença em meio às turbulências da vida.
Ação: O que o texto me pede para viver no dia-a-dia?
Frutos da Palavra – Formule um compromisso de vida.
Após esse encontro amoroso com o Deus da Palavra que é vida, que posso fazer no dia-a-dia? Que compromisso assumir diante da realidade em que me encontro? Sou capaz de falar sobre o Jesus que cura, que ama, que se compadece dos que sofrem, que estão cansados? É preciso fazer a experiência. Sair e acolher o outro.
Neuza Silveira de Souza. Especialista em Catequética, Membro da Comissão de Animação Bíblico-Catequética do Regional Leste II e Coordenadora do SABIC- Secretariado Arquidiocesano Bíblico-Catequético de Belo Horizonte