
A messe é grande, mas poucos são os trabalhadores
6 de julho de 2021
De graças recebestes, de graça deveis dar
8 de julho de 2021
QUARTA FEIRA – 07/07/2021
14ª SEMANA DO TEMPO COMUM – Evangelho de Mt 10, 1-7
“Tudo o que Jesus fez e ensinou é raiz de onde brota nossa missão”
Inicie com uma oração ao Espírito Santo
Feche os seus olhos, acalme o coração e escuta. Jesus chama seus discípulos pelo nome e os envia em missão, passando a eles todo o seu poder.
Refrão meditativo: Pelo Batismo recebi uma missão / Vou trabalhar pelo Reino do Senhor / Vou anunciar o evangelho para os pobres / Vou ser profeta, sacerdote, rei e pastor (bis)
Leitura: O que o Texto diz?
Fazer a leitura do texto e escolher uma das frases que mais chama atenção.
Na narrativa do evangelho de hoje Jesus chama seus discípulos e os envia para a missão. Dá a eles todo o seu poder de expulsar os espíritos impuros e curar todas as enfermidades. Jesus os apresenta pelo nome, dá a eles identidade e os envia com as seguintes recomendações: “Não deves ir aonde moram os pagãos nem entrar nas cidades dos samaritanos! Ide, antes, às ovelhas perdidas da casa de Israel! E pediu a eles que pelo caminho já fossem fazendo sua missão: anunciar o Reino de Deus.
Meditação: O que o texto diz para mim?
Que mais chama atenção? Atualize a Palavra ligando-a com a vida.
Os discípulos de Jesus são enviados ao mundo para continuar a obra libertadora de Jesus. São apresentados pelo nome e vão ao mundo levar a Boa notícia do Reino de Deus. Vão falar de amor, de fraternidade. Que sentimentos surge do seu coração sabendo que também é discipula e ou discípulo de Jesus? Que também é reconhecida por ele pelo seu nome? O Nome que recebeu no seu Batismo e que agora é chamada a ir em missão. Ir evangelizar, ajudar as pessoas a fazer a experiência do encontro com Jesus. Está preparada para evangelizar o mundo como o nosso, marcado pela descrença, pela violência e pelo desamor? Está pronta para cooperar com Jesus no trabalho missionário?
Oração: O que o texto me leva a falar com Deus?
A nossa oração é uma resposta a Deus.
A oração é uma conversa pessoal com Deus. O que pedir a Deus, diante dos males presente no mundo? Como eu posso anunciar Jesus e seu Reino? Como ele pode me ajudar? Ele envia seu Espírito. E posso pedir que me faça instrumento para o anúncio: use minha voz para falar, meus pés para caminhar, meus braços para acolher.
Contemplação: O que o texto me leva a experimentar?
Que experiência levo dessa Palavra para a minha vida?
Contemple a cena, Ele está chamando. Está ouvindo? Ele pede para cuidar das outras pessoas. Dar todo o seu poder é dar o seu Espírito. Ele age expulsando os males presentes. Como eu agiria se estivesse nesse caminho com Jesus? Sinto-me recebendo o Espírito de Deus para caminhar comigo.
Ação: O que o texto me pede para viver no dia-a-dia?
Frutos da Palavra – Formule um compromisso de vida.
Após esse encontro amoroso com o Deus da Palavra que é vida, que interpela e provoca para atitudes justas, para ouvir o chamado e responder a ele, o que posso fazer: como me comprometer? A partir desse envio de Jesus quero ser sempre missionário, anunciadora da sua palavra. Posso dar testemunho? Crer é dar testemunho. Contribuir com os que se encontram necessitados?
Neuza Silveira de Souza. Especialista em Catequética, Membro da Comissão de Animação Bíblico-Catequética do Regional Leste II e Coordenadora do SABIC- Secretariado Arquidiocesano Bíblico-Catequético de Belo Horizonte.