Solenidade de São Pedro e São Paulo
4 de julho de 2021A messe é grande, mas poucos são os trabalhadores
6 de julho de 2021SEGUNDA-FEIRA – 05/07/2021
14ª SEMANA DO TEMPO COMUM – Evangelho de Mt 9, 18-25
“É pela fé que se recebe a vida como dom”.
Inicie com uma oração ao Espírito Santo
Feche os olhos, respire fundo e olhe para dentro de si mesmo. Sinta a fé que brota de dentro do seu coração.
Refrão meditativo: Eu confio em nosso Senhor. Com fé esperança e amor! (bis)
Leitura: O que o Texto diz?
Fazer a leitura do texto e escolher uma das frases que mais chamou atenção.
Jesus conversava com alguns fariseus, discípulos de João, quando um chefe se aproximou dele e lhe disse: “Minha filha faleceu agora mesmo; mas vem impor a mão sobre ela, e viverá”. Jesus levantou e o seguiu, juntamente com os seus discípulos. No caminho uma mulher que sofria de um fluxo de sangue se aproximou dele por trás e tocou-lhe a orla da veste, pois acreditava poder ser curada apenas tocando suas vestes. Jesus olhou para trás e disse à mulher: vá em paz, tua fé te curou, e seguiu seu caminho. Chegando na casa do chefe disse a ele: Retirai todos daqui, pois a menina não morreu. Ela está dormindo. Jesus foi até ela, pegou-a pela mão e ela se levantou.
Meditação: O que o texto diz para mim?
Que palavra ou frase me interpela? Atualize a Palavra ligando-a com a vida.
Refletindo sobre o texto, que sentimentos te afetam? É preciso crer para seguir o Cristo. A súplica do chefe da Sinagoga, ao pedir que Jesus vá impor a mão sobre sua filha é uma profissão de fé. Também, o desejo expresso da mulher que toca suas vestes e Jesus a declara curada. A fé não foi a causa da cura, mas a condição de receber a vida do Senhor, pois perder sangue, no imaginário religioso do mundo bíblico, significava perder a vida, que é dom de Deus. Cremos que a vida é dom de Deus? Temos fé o bastante para acreditar que o Senhor da vida, ressuscitado, faz a nossa humanidade participante da sua vitória? O Papa Francisco nos recorda que a nossa vida e as nossas capacidades, mais do que conquista pessoal, são frutos de um dom que nos torna capaz de realizar transformações em nossas vidas.
Oração: O que o texto me leva a falar com Deus?
A nossa oração é uma resposta a Deus.
O Evangelho de hoje ativa a minha consciência para viver a conversão diária. Quero mudar de vida? Seguir Jesus? Senhor, liberta-me do comodismo, do medo. Toque-me para o despertar da vida que é dom de Deus.
Contemplação: O que o texto me leva a experimentar?
Que experiência levo dessa Palavra para a minha vida?
Nos momentos difíceis é preciso ir buscar Jesus. Pedir que ele imponha sua mão e cure as doenças do mundo. Fazer a experiência de ser tocada por ele e reconhecer a recuperação da vida como dom.
Ação: O que o texto me pede para viver no dia-a-dia?
Frutos da Palavra – Formule um compromisso de vida.
Após esse encontro amoroso com o Deus da Palavra que é vida, que vontade brota do coração? Ajudar alguém que precisa? que está doente? Que compromisso assumir? É ele quem toma a iniciativa de pegar a mão da menina e dizer a ela que levante? Que iniciativas posso tomar junto ao irmão necessitado?
Neuza Silveira de Souza. Especialista em Catequética, Membro da Comissão de Animação Bíblico-Catequética do Regional Leste II e Coordenadora do SABIC- Secretariado Arquidiocesano Bíblico-Catequético de Bhte.