‘Por que sois tão medrosos? Ainda não tendes fé?”,
27 de janeiro de 2024“Espírito Impuro, sai desse homem”.
29 de janeiro de 20244ª Semana DO TEMPO COMUM
Domingo, 28 de Janeiro de 2024
Mc 1,21-28 – “Ensinava como quem tem autoridade”.
Fazer a leitura do texto e escolher uma das frases que mais chamou atenção.
1) Leitura: O que o texto diz?
Jesus é a Palavra de Deus encarnada; é o Verbo de Deus feito homem. Na Sinagoga, coração da religião judaica nas pequenas comunidades, o Senhor é reconhecido como alguém que tem autoridade. Seu ensinamento era acompanhado de gestos e atitudes diferentes dos mestres da Lei daquela época. Jesus, cheio de compaixão, sempre revelava a face misericordiosa de Deus e sua bondade, libertando os que estavam aprisionados pelo mal.
2) Meditação: O que o texto me diz?
Que palavra ou frase me interpela? Atualize a Palavra ligando-a com a vida.
Atualmente não são poucos os que precisam ser libertados dos diversos males que oprimem a humanidade. Como cristãos, é preciso ser presença libertadora de Cristo na vida dos irmãos e irmãs, especialmente dos pequeninos, os preferidos do Reino.
3) Oração: O que o texto me faz dizer?
Concedei-nos, Senhor nosso Deus, adorar-vos de coração sincero e amar todas as pessoas com verdadeira caridade. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.
4) Contemplação: O que o texto faz em mim?
Que experiência levo dessa Palavra para a minha vida?
A autoridade de Jesus vinha de sua bondade e compaixão. Seus lábios diziam e suas mãos agiam impulsionados por aquilo que enchia o coração de Jesus: o amor. Jesus é o Amor de Deus encarnado. Consigo perceber a presença de Deus-Amor em minha vida, especialmente pela presença das pessoas com as quais convivo? E eu, tenho sido compassivo e bondoso com todos?
5) Ação: O que eu posso fazer a partir do texto
Frutos da Palavra – Formule um compromisso de vida.
Esforço-me para ser, ao longo deste dia, presença de Deus na vida das pessoas de minha convivência.
Pe. Lúcio Flávio Galvão Camargos é presbítero e Coordenador Diocesano de Pastoral da Diocese de Divinópolis/MG; membro da Comissão Bíblico-Catequética do Regional Leste II da CNBB.