“Os anunciadores do Reino”.
26 de janeiro de 2024A autoridade de Jesus vinha de sua bondade e compaixão
28 de janeiro de 202427 de janeiro, sábado, 3ª semana do Tempo Comum.
Marcos 4,35-41
Leitura: O que o texto diz
Jesus convida seus discípulos a tomarem a rota para o outro lado do Lago da Galileia. No meio do caminho, são surpreendidos por duas coisas: pela força do vento e das águas que quase afundam o barco e pelo fato de seu mestre encontrar-se dormindo. Jesus acorda, chama a atenção do vento e do mar, que o obedecem, e dos discípulos, que, por causa do medo, não sabem se devem obedecer ou não.
Meditação: O que o texto me diz
O vento e o mar sabem escutar Jesus, mas o ser humano tem medo, tem pouca fé. Por isso, sua escuta, ao invés de tornar-se em entrega, torna-se motivo de desconfiança. O medo dos discípulos é também o nosso medo. Muitas vezes, em nossas dificuldades, nossos problemas, não nos lembramos de fortalecer nossa fé, nos enfraquecemos e esquecemos que Jesus é a presença que vence o mal e traz um novo amanhecer para aqueles que tem coragem e confiança e o colocam como seu Senhor.
Oração: O que o texto me faz dizer
Peça ao Senhor que o som de teus medos e preocupações não te impeçam de escutar a voz de Jesus.
Peça a Ele que te ajude a escutá-lo no cotidiano da tua vida e a confiar Nele. Agradeça ao Senhor por sua Palavra que acalma o vento, o mar e nosso medo.
Contemplação: O que o texto faz em mim
Você sabe escutar a voz de Jesus que te pede para confiar nele? Ou o medo te faz pensar que ele esteja dormindo, indiferente com aquilo pelo qual está passando?
‘Por que sois tão medrosos? Ainda não tendes fé?”, diz Jesus no evangelho de hoje. Saber escutar é um pedido a confiar naquele que fala. Compreendemos a dificuldade dos discípulos, pois as situações concretas do dia a dia muitas vezes despertam em nós o medo, que, por sua vez, faz nossa interpretação da realidade ficar muitas vezes distorcida. Jesus se importa conosco, e pede que confiemos nele, que saibamos escutá-lo.
Ação: O que eu posso fazer a partir do Evangelho
Manter os olhos fixos no Senhor, só assim será possível ter confiança inabalável na presença de Deus, nas pequenas coisas da vida, para que sejamos adultos, jovens e crianças que se fortalecem através do Espírito Santo, para vencermos as grandes dificuldades e problemas. Que nós possamos pedir a graça de uma fé que não se canse de procurar o Senhor.
Margareth Rosalina de Jesus – membro da Comissão para Animação Bíblico-Catequética do Regional Leste 2 e da equipe da Pós-graduação em Catequese da PUC-MG.