Nossa doação é revelação do Amor de Deus entre os homens
27 de maio de 2016Solenidade do Corpo e Sangue de Cristo – Ano C
29 de maio de 2016Leitura: Marcos 11,27-33
Depois voltaram para Jerusalém. Quando Jesus estava andando pelo pátio do Templo, chegaram perto dele os chefes dos sacerdotes, os mestres da Lei e os líderes dos judeus que estavam ali e perguntaram:
— Com que autoridade você faz essas coisas? Quem lhe deu autoridade para fazer isso? Jesus respondeu:
— Eu também vou fazer uma pergunta a vocês. Se me derem a resposta certa, eu direi com que autoridade faço essas coisas. Respondam: quem deu autoridade a João para batizar? Foi Deus ou foram pessoas?
Aí eles começaram a dizer uns aos outros:
— Se dissermos que foi Deus, ele vai perguntar: “Então por que vocês não creram em João?” Mas, se dissermos que foram pessoas, ai de nós!
Eles estavam com medo do povo, pois todos achavam que, de fato, João era profeta. Por isso responderam:
— Não sabemos.
— Então eu também não digo com que autoridade faço essas coisas! — disse Jesus.
Oração: A autoridade de Jesus
De onde vem a autoridade de Jesus? Essa pergunta pode guiar a nossa oração de hoje, nos fazendo recordar e refletir a origem de Jesus. Não nos deve restar dúvidas de que ele veio como misericórdia do Pai; veio como luz para o mundo, dizendo da existência de uma vida plena para aqueles que se dispõem a ouvi-lo e acompanhá-lo.
A fim de compreendermos mais da missão de Jesus, façamos a mesma pergunta dos chefes dos sacerdotes, mestres da Lei e líderes dos judeus. Porém, se eles a fizeram expondo sentimentos de inveja, medo e ameaça, façamos a mesma pergunta desejando enriquecimento da fé. É a origem de Jesus que dá sentido à sua missão, às suas palavras e milagres. Aquele que deu autoridade a Jesus integra e contém tudo o que foi anunciado por Jesus e, sendo assim, Jesus também o revela.
Portanto, rezemos hoje também perguntando a Jesus a fonte de sua autoridade; peçamos que ele nos diga sobre o Deus que nos ama e nos quer no seu Reino. Peçamos ainda que ele fortaleça a nossa fé e nos mova a assumi-la diante dos homens.
Marcelo Camargos – acadêmico de medicina na UFMG e membro da Família Missionária Verbum Dei de Belo Horizonte/MG