“A paz esteja convosco!”
21 de abril de 2022“Eles também voltaram e anunciaram isso aos outros.”
23 de abril de 202222 de abril, sexta-feira, Oitava da Páscoa
Evangelho de João 21, 1-14
Leitura: O que o Texto diz?
“Jesus apareceu de novo aos discípulos, à beira do mar de Tiberíades”. Estando os discípulos reunidos tomaram a iniciativa de irem pescar, mas nada pegaram naquela noite. Jesus aparece aos discípulos e os manda lançar novamente as redes, eles apanham abundante quantidade de peixes. Chegaram na praia e viram fogo aceso com peixe e pão. A rede estava cheia, não se rompeu e os discípulos sabiam que era o Senhor. Jesus tomou o pão e repartiu, depois fez o mesmo com o peixe.
Meditação: O que o texto diz para mim?
“Simão Pedro disse a eles: ‘Eu vou pescar’”. A decisão da pesca vem de Pedro e a comunidade dos discípulos o seguem. Contudo, a pescaria foi enfadonha, não obteve sucesso. A chegada de Jesus é decisiva, agora ele dá a ordem e direciona a pesca. Com a presença do ressuscitado e guiados por sua palavra, a comunidade consegue realizar abundante pesca.
Oração: O que o texto me leva a falar a Deus?
“Lançaram, pois, a rede e não conseguiram puxá-la para fora”. Mesmo após tentarem pescar por uma longa e cansativa noite eles atendem ao pedido de Jesus. Do Senhor vem o direcionamento da missão e ao discípulo cabe a humildade em realizar o diz a voz do mestre. Pela oração, podemos abrir nossos ouvidos e o coração acolhendo com humildade, a direção apontada pelo Cristo em nossa missão evangelizadora.
Contemplação: O que o texto me leva a experimentar?
“Trazei alguns dos peixes que apanhastes”. O discípulo é chamado a se alegrar com os frutos de seu trabalho. Experimentar essa alegria não vem de valores quantitativos, mas do sucesso no lançar as redes do reino. Não importa a quantidade, mas se estamos sendo conduzidos pela voz do Senhor, as redes sempre trarão algum peixe.
Ação: O que o texto me pede para viver no dia-a-dia?
“Vinde comer”. É Jesus quem providencia o alimento que sacia e sustenta os discípulos. É necessário alimentar da Palavra e da Eucaristia e assim lançar as redes do Reino. Sem Ele, em vão será nosso trabalho e labuta. Experimentar o insucesso, faz parte do discipulado, ele é necessário para aprendermos a fazer ao modo de Deus.
Pe. José Geraldo da Silva – Diocese de Caratinga-MG