Sois da família de Deus (Mateus 12,46-50)
16 de julho de 2014Quero a misericórdia e não o sacrifício (Mateus 12,1-8)
18 de julho de 2014“Venham para mim todos vocês que estão cansados de carregar o peso do seu fardo, e eu lhes darei descanso.
Carreguem a minha carga e aprendam de mim, porque sou manso e humilde de coração, e vocês encontrarão descanso para suas vidas.
Porque a minha carga é suave e o meu fardo é leve.”
O convite para a oração de hoje é o de simplesmente descansar no Senhor. Colocar a nossa vida nas mãos dEle, os nossos pesos, expressar o que carregamos e tomar o que Ele nos dá.
Nossos fardos nos deixam arrastando-nos por aí. Mágoas, rancores, frustrações não resolvidas, querer carregar o mundo nas costas isentando outros de responsabilidade muitas vezes, ou assumindo injustiças e opressões em lugar de por limite a elas… Cruzes não redentoras, sem Cristo, sem o Amor, e vividas tantas vezes de forma solitária…
Jesus nos oferece a sua carga. Que carga Ele carrega senão a cruz? Sim. Não é um descanso de vida mansa, mas o descanso do Amor que Ele oferece pra nossas vidas. Amor que plenifica, realiza, integra, faz sonhar, eleva a estatura de nossas vidas, engrandece nosso coração… ainda que suponha cruz. Supõe carregar as dores, assumir as limitações, perdoar (fazer-se dom para o outro)… Cruz redentora, a cruz do Cristo, morte e ressurreição, vida plena. “Carreguem a minha carga … e vocês encontrarão descanso para suas vidas. Porque a minha carga é suave e o meu fardo é leve.”
Carga e fardo carregados junto com Ele. Há traduções deste Evangelho que usam a palavra “jugo” (“O meu jugo é suave e o meu fardo é leve”). Esta palavra significa a canga, parelha de bois, onde o mais forte puxa e o outro acompanha. Somos levados pelo mais forte. Muitas vezes é um mais forte que não promove nossa vida e liberdade (às vezes na vida con-jugal). O convite de Jesus é caminhar com Ele neste jugo, lado a lado. E Ele, o mais forte, nos conduzirá por Seu caminho; caminho de entrega; entrega que gera vida.
Nesta oração, mergulhemos no carinho do descanso oferecido pelo Senhor. E que Ele nos dê a graça de viver neste descanso, vivendo nEle.
Tania Pulier, comunicadora social – Palavra Acesa Editora – Família Missionária Verbum Dei e pré-CVX Cardoner.