“O Espírito do Senhor está sobre mim”
6 de janeiro de 2022É necessário que ele cresça e eu diminua.
8 de janeiro de 202207 de janeiro, sexta-feira, sexta-feira depois da Epifania
Evangelho de Lucas 5,12-16
Leitura: O que o texto diz?
“Aconteceu que Jesus estava numa cidade, e havia aí um homem leproso”. O primeiro versículo já nos ambienta na passagem que vamos ler. Trata-se do encontro de Jesus com um homem leproso. Aquele homem professa sua fé em Jesus, sabe que Ele é o Senhor e pode o purificar. O Senhor se manifesta diante daqueles que eram deixados à margem da sociedade. É epifania.
Meditação: O que o texto diz para mim?
“Vendo Jesus, o homem caiu a seus pés…” Não há distância entre Jesus e o homem leproso; não há barreiras. Talvez seja essa a purificação da qual precisamos: livrar-nos do que afasta, do que distancia, do que não permite o encontro com Jesus, o encontro com o irmão.
Oração: O que o texto me leva a falar a Deus?
“Senhor, se queres, tu tens o poder de me purificar”. O homem leproso tem fé. Ele crê firmemente que Jesus pode o purificar. Que nossa oração seja também uma profissão de fé. Jesus, eu creio em ti. Eu sei quem tu és. És o Senhor.
Contemplação: O que o texto me leva a experimentar?
“Vai mostrar-te ao sacerdote e oferece pela purificação o prescrito por Moisés como prova de tua cura”. Jesus purifica; ao sacerdote cabe apenas constatar a graça que já aconteceu. Mais do que controlar ou fiscalizar a graça, precisamos aprender a experimentá-la em nós, entre nós.
Ação: O que o texto me pede para viver no dia-a-dia?
“… numerosas multidões acorriam para ouví-lo e serem curadas de suas enfermidades.” A cura é consequência da escuta, da acolhida do que Jesus nos propõe. O caminho que Jesus nos apresenta é acolher a sua palavra e deixar-se purificar por ela, de dentro para fora.
Pedro Henrique Mendonça Fernandes – catequista coordenador diocesano da Catequese na Diocese da Campanha/MG