“Ide pelo mundo inteiro e proclamai o Evangelho a toda criatura!”
6 de abril de 2024“Exemplo autêntico de cristão”
8 de abril de 2024Escolher um lugar/postura confortável. Faça silêncio para escutar a Palavra.
Respire lentamente pelo nariz. Sinta o próprio corpo. Perceba as sensações corporais desde a cabeça até os dedos dos pés.
Escute o seu coração. Acalme os pensamentos e respire fundo.
Peça ao Espírito Santo que ilumine os passos da tua oração.
Leia o evangelho de João 20,19-31
Leitura: O que o texto diz?
Considerado o Domingo da Misericórdia, é extremamente provocador para os nossos dias. Há uma grande importância da Eucaristia neste evangelho, o qual diversas situações de doação são identificadas, sejam a da paz, do amor, da vida e do Espírito Santo. Jesus se manifesta no centro da comunidade reunida, e isso tem um significado brilhante, ou seja, de igualdade. A frase da Paz é repetida três vezes, sinal da plenitude do que está sendo proferido, e não apenas um desejo, mas é real. Após ter dado a paz aos discípulos, mostra os sinais da paixão, o amor que permanece para sempre. E assim, com a paz, vem a segurança do amor autêntico, não a radicalidade de uma doutrina. Eis a tarefa do cristão: manifestar o amor de Deus (fraternidade, perdão, liberdade) e deve-se atentar para os sentimentos guardados (mágoa, rancor, egoísmo, falta de perdão), pois nos corações fechados o Espírito não consegue penetrar.
A fé em Jesus nos faz querer a vida e buscar vencer a morte todos os dias, uma vez que, a vida não é eterna por ser indefinida, mas por ser qualitativa e não poder ser destruída. Celebrar a Eucaristia é viver com e como Jesus. E essa luta é para vencer as mortes do preconceito, da miséria, da violência, do tráfico de crianças e mulheres…
Meditação: O que o texto me diz?
Releia o texto para aprofundá-lo. Que palavra ou frase mais te chama atenção? Aplique-a em sua vida. Você é uma pessoa que guarda ressentimentos e tem dificuldade ao perdão? Tem esperado experiência forte do amor de Deus e não tem buscado? Tem manifestado o amor de Deus assim como foi designado aos discípulos? A fé na ressurreição e na vida são as raízes de nossa caminhada.
Oração: O que o texto me faz dizer a Deus?
A oração é de fundamental importância para o Cristão. Não aquela pela qual se preza a quantidade, mas, a profundidade. Neste momento, após entender o que o texto significa para sua vida, abra seu coração e agradeça por tudo que tenha realizado em sua vida até o dia de hoje. Não seja somente aquela pessoa que pede. Seja grato até pelas oportunidades recebidas, porém, não aproveitadas. Aquilo que não conseguiu peça a graça de Deus e se abra às mudanças, elas são necessárias. Aprenda com o Jesus ressuscitado e seja um bom discípulo que testemunha sua ressurreição manifestando o amor.
Contemplação: O que o texto me faz experimentar?
Imagine-se como sendo um dentre os quais Jesus estava no centro. Você recebeu a missão de manifestar o amor do Pai, recebeu a paz do Cristo. Reflita como se sente após todo esse processo de intimidade com Deus. Deseja permanecer a mesma pessoa ou sente necessidade progresso? Ao sentir que Jesus ressuscitado se faz presente em sua vida, receba o fomento com o alimento dEle, não somente o material, mas principalmente o espiritual, uma vez que Ele é o maior de todos os alimentos?! Nos traz paz, amor, fomenta em nós a esperança de seguir mesmo com as dificuldades. Assim, conseguimos ter empatia com os demais, após experimentar em Deus o desejo de ser seu discípulo.
Ação: O que esse texto me faz agir?
Após sentir o amor de Deus, transbordamos nesse amor e desejamos que os outros experimente-o. Seja testemunho de Cristo ressuscitado, se compadecendo com o próximo necessitado e vá ao encontro de cada um, manifeste seu amor gratuitamente para que cada semente germinada cresça e dê frutos. Você é um missionário do amor de Deus.
Mércia da Silva Pereira*
Especialista em Estudos Bíblicos pela Faculdade Católica de Fortaleza-CE (FCF) e graduada em Teologia pela Faculdade Católica do Rio Grande do Norte. Atualmente reside em Mossoró/RN.