Vivendo na verdade e sinceridade (Jo 1,45-51)
24 de agosto de 2018Sinceridade na fé
27 de agosto de 2018Naquele tempo:
Jesus falou às multidões e a seus discípulos: ‘Os mestres da Lei e os fariseus têm autoridade para interpretar a Lei de Moisés. Por isso, deveis fazer e observar tudo o que eles dizem. Mas não imiteis suas ações! Pois eles falam e não praticam. Amarram pesados fardos e os colocam nos ombros dos outros, mas eles mesmos não estão dispostos a movê-los, nem sequer com um dedo. Fazem todas as suas ações só para serem vistos pelos outros. Eles usam faixas largas, com trechos da Escritura, na testa e nos braços, e põem na roupa longas franjas. Gostam de lugar de honra nos banquete e dos primeiros lugares nas sinagogas; Gostam de ser cumprimentados nas praças públicas e de serem chamados de Mestre. Quanto a vós, nunca vos deixeis chamar de Mestre, pois um só é vosso Mestre e todos vós sois irmãos. Na terra, não chameis a ninguém de pai, pois um só é vosso Pai, aquele que está nos céus. Não deixeis que vos chamem de guias, pois um só é o vosso Guia, Cristo. Pelo contrário, o maior dentre vós deve ser aquele que vos serve. Quem se exaltar será humilhado, e quem se humilhar será exaltado.’
Oração:
Querida Trindade, obrigado por chamar-me a viver esse momento de oração. Que nosso diálogo, à luz da vossa palavra, seja guiado pelo vosso Espirito e ele possa render bons frutos segundo vosso coração.
Na liturgia de hoje me chama muita atenção a palavra guia. Se há um guia é por que há um caminho e a um destino. Para onde vou? Qual caminho estou seguindo? Quem me guia?
Estas são perguntas que possivelmente já nos fizemos por diversas vezes… Mas será que eu dediquei tempo para buscar, ouvir, enxergar e entender a essas respostas? Muitas vezes me pego caminhando sozinho, por caminhos que nem me dou conta e na direção do nada. Isso é muito fácil de acontecer hoje em dia. Vivemos em uma rotina pesada de muitas informações e distrações. Mas Jesus nos diz na palavra de hoje: “Um só é seu guia, o Cristo.”
Ele que também disse: “Eu sou o caminho…” (Jo 14, 6) e “Vinde a mim …” (Mt 11, 28) e também “As minhas ovelhas ouvem a minha voz… e me seguem.” (Jo 10, 27). Jesus é o caminho, o destino e guia. Que nossa oração, diálogo com a Trindade, nos leve sempre mais a compreender isso.
Um segundo ponto que também me chama atenção é o serviço. Jesus nos chama a viver para servir. Hoje é muito comum as pessoas dizerem que vivemos em um mundo de solidão, onde ninguém está disposto a ajudar ninguém. Pode ser que elas tenham algum motivo para dizerem isso. Mas penso que devemos manter o olhar fixo em milhões de pessoas que dedicam parte do seu tempo a serviço do próximo, de inúmeras formas. E pensar que eu posso ser mais uma pessoa a se somar a esse grande grupo de discípulos de Jesus (confessionais ou não) que servem. Como posso servir? Onde meu coração me chama a ser útil? Qual tipo de serviço me chama mais a atenção?
Peçamos ao Espirito Santo que nos ilumine para que sejamos fies discípulos do amor servil e generoso. Pessoas que servem, que não mandam servir. Pessoas que mais que falam de amor, amam. Assim foi Jesus, nosso caminho, guia e destino e é assim que desejamos ser também!
Amém!
Willian M. da Fonseca – Família Missionária Verbum Dei de Belo Horizonte.