Jesus e seu ministério na Galiléia
20 de janeiro de 2022“E de novo se reuniu tanta gente…”
22 de janeiro de 2022SEXTA FEIRA – 21/01/2022
2ª SEMANA DO TEMPO COMUM – Evangelho de Mc 3, 13-19
“Um chamado à vocação: Jesus constitui seu discipulado”.
Inicie com uma oração ao Espírito Santo
Faça um momento de silêncio. Sinta que Deus se faz presença no meio de nós.
Refrão meditativo:
Senhor, se tu me chamas / Eu quero te ouvir. Se queres que eu te siga, Respondo: eis-me aqui (bis)
Leitura: O que o Texto diz?
Fazer a leitura do texto e escolher uma das frases que mais chama atenção.
Jesus é um mestre itinerante. Sempre a caminho e realizando visitas nas aldeias pelas quais passava. Um dia Jesus faz o chamado dos doze. Levou-os até à montanha. Primeiro Jesus designou-os para que ficassem com ele e depois para enviá-los a pregar, com autoridade para expulsar os demônios: Seus nomes: Simão Pedro, Tiago e João, filhos de Zebedeu, André, Filipe, Bartolomeu, Mateus, Tomé, Tiago, filho de Alfeu, Tadeu, Simão, o cananeu e Judas Iscariotes. Palavra da salvação
Meditação: O que o texto diz para mim?
Que mais chama atenção? Atualize a Palavra ligando-a com a vida.
Leia novamente o texto na bíblia. Jesus os levam até à montanha. Esta, sem localização precisa, é aqui, a “montanha de Deus”, lugar da revelação de Deus e seus ensinamentos. Lugar onde Deus estabeleceu sua Aliança com Moisés e seu povo. Jesus constitui os doze apóstolos, reportando às 12 tribos de Israel e, representando assim, todo povo de Israel, o povo eleito. Os doze permaneceram unidos a Jesus e são enviados para proclamar a Palavra e libertar os possuídos. Esta é a prática característica da missão. E Nós, Também somos chamados a ser discípulos de Jesus. Reconhecemo-nos como discípulos? O que estamos fazendo para caracterizar a prática da missão de Jesus?
Oração: O que o texto me leva a falar com Deus?
A nossa oração é uma resposta a Deus.
A oração é uma conversa com Deus. Momento de expressar a nossa fé. É preciso crer para que Deus aja em nosso favor. A fé é em Deus é a nossa permissão para que ele atue em nossa vida. O que podemos pedir para sermos bons missionários da Palavra de Deus?
Contemplação: O que o texto me leva a experimentar?
Que experiência levo dessa Palavra para a minha vida?
A narrativa desse evangelho me toca profundamente. Pelo meu batismo também me sinto chamada. E voce? Percebe a importância de caminhar com Jesus, dialogar com ele? Segui-lo assim como fizeram os discípulos do seu tempo? Nós somos os discípulos de hoje e podemos fazer a experiência do encontro e se deixar guiar por ele.
Ação: O que o texto me pede para viver no dia-a-dia?
Frutos da Palavra – Formule um compromisso de vida.
Após esse encontro amoroso com o Deus da Palavra que é vida, sinto-me impulsionada a sair, ir ao encontrar das pessoas e falar sobre Jesus, sobre seu amor incondicional por nós. Formule aqui seu compromisso como discípulo missionário de Jesus. Aproveitemos esse momento para expressar nossa alegria do encontro. Que gesto podemos fazer? Sorrir, tocar, abraçar?
Neuza Silveira de Souza. Membro da Comissão de catequese do Regional Leste II e Coordenadora do SABIC- Sec. Arquidiocesano Bíblico-Catequético de Belo horizonte.