“É necessário que ele cresça e eu diminua”.
11 de janeiro de 202512 de janeiro, domingo, Festa do Batismo do Senhor.
Encontre um lugar, uma posição e um tempo para a oração.
Faça silêncio para entrar em oração.
Começa tua oração pedindo ao Espírito Santo que te conduza nos caminhos da Palavra.
Leia o evangelho de Lc 3,15-16.21-22
Leitura: o que o texto diz?
Hoje encerramos o tempo do Natal. No Evangelho Jesus foi batizado já adulto, um pouco antes de iniciar a sua missão na Galileia. Foi uma experiência profunda e importante para ele, que pleno do Espírito Santo ouviu a voz do Pai: “Este é o meu filho amado em ti eu me agrado”. Jesus é filho querido do Pai, que em tudo, o agrada. Ele é nosso irmão pelo nosso batismo.
Meditação: o que o texto me diz?
Sem dúvida, o batismo foi a experiência decisiva na vida de Jesus. Ali, Ele tem clareza de ser o Messias, enviado pelo Pai, a serviço do Reino. Jesus mergulha no rio Jordão e, ao sair das águas, experimenta uma revelação seu mistério mais profundo e que antecipa sua Páscoa. Jesus é proclamado oficialmente o “Filho amado do Pai” e sobre Ele desce o Espírito. Jesus sente a confissão do Pai sobre Ele; confessa-o como Filho. Em seu batismo, Jesus ficou como que “tatuado” pelo amor do Pai. E por isso viveu numa total liberdade de espírito. Não importava se o rejeitavam, pois Ele se sentia profundamente unido ao Pai. Não importava se o criticavam, pois Ele se sentia marcado pelo amor do Pai. Não importava se os seus lhe abandonavam, pois Ele se sentia “tatuado” pelo amor do Pai.
Oração: o que o texto me faz dizer?
Peça ao Espírito Santo que nos torne mais conscientes, ungidos, ungidos por Ele.
Contemplação: o que o texto faz em mim?
Faça memória de sua experiência batismal; renove, junto ao seu Jordão interior, seu compromisso batismal.
Ação: como agir a partir deste evangelho?
“Tu és o meu Filho amado, em ti eu me agrado”, Deus disse a Jesus no Evangelho. Depois dessa experiência, Jesus vê com toda claridade que essa é a meta de todo ser humano e pode dizer como disse a Nicodemos: “é preciso nascer de novo”. Porque Ele já havia nascido da água e do Espírito. Deus também hoje e continua dizendo a cada de nós: Tu és meu filho(a) amado(a). Diz um refrão meditativo conhecido:
BANHADOS EM CRISTO
SOMOS UMA NOVA CRIATURA.
AS COISAS ANTIGAS JÁ SE PASSARAM,
SOMOS NASCIDOS DE NOVO.
Equipe Lectionautas