“Senhor, se queres, tu tens o poder de me purificar”
10 de janeiro de 2025“Tu és o meu Filho amado…”
12 de janeiro de 202511 de janeiro, sábado do Tempo do Natal depois da Epifania
Encontre um lugar, uma posição e um tempo para a oração.
Faça silêncio para entrar em oração.
Começa tua oração pedindo ao Espírito Santo que te conduza nos caminhos da Palavra.
Leia o evangelho de João 3,22-30
Leitura: o que o texto diz?
A cada dia somos chamados a escutar a Palavra do Senhor, que nos ajuda a perceber a beleza da manifestação de Deus em nosso meio. Estamos chegando ao fim do ciclo do Natal e estamos às portas do tempo comum, nele vamos refletindo sobre a missão de Jesus. É caminhando ao lado Dele, contemplando suas palavras e ações, que vamos discernindo como segui-lo. O Evangelho de hoje, relembra o testemunho de João Batista sobre Jesus. João foi fiel à missão para a qual foi chamado: ser o precursor, preparar o caminho para o Messias.
Meditação: o que o texto me diz?
João relembra o que já dissera anteriormente sobre si: ‘Eu não sou o Messias, mas fui enviado na frente dele’, e usa a imagem da festa de casamento, Jesus é o noivo e a comunidade de fé é a esposa. Ele, João é o amigo que se alegra com a chegada de Jesus, o noivo, e sua missão foi de mostrar e preparar as pessoas para o encontro com Jesus. Essa é a sua completa alegria, retirar-se para que Jesus cresça, seja conhecido.
Oração: o que o texto me faz dizer?
Agradeça ao Senhor, pela sua presença, pela graça deste momento de encontro com Ele e por ser chamado a seguir e anunciar Jesus, como o fez João Batista.
Peça ao Senhor a graça de vivermos, nesse ano jubilar, movidos pela esperança ativa de contribuir para que nossa Igreja viva verdadeiramente, a missão que a identifica, a sinodalidade, todos juntos em comunhão fraterna.
Contemplação: o que o texto faz em mim?
Entre na cena deste evangelho. Sinta-se um dos personagens. Depois Reflita: Como está vivendo a missão como seguidor e testemunha de Jesus? Tem desejado reconhecimento, honras, destaques ou o motivo da alegria é levar as pessoas a Jesus? O que mais se destaca na vivência da comunidade a competição ou o desejo de respeito e comunhão? Tem, como João Batista, desejado que a humildade seja seu testemunho de vida?
Ação: como agir a partir deste evangelho?
João Batista afirma: Esta é a minha alegria, e ela é completa. É necessário que ele cresça e eu diminua”. Ser chamado a evangelizar é estar a serviço, ser testemunha d’Ele que é a luz, o “Caminho, Verdade e Vida”. A alegria é fazê-lo conhecido, amado. Identificar-se com Cristo é identificar-se com o próprio Deus. É aderir à sua proposta. É ser discípulo e praticar as mesmas obras que o Pai. Diz um verso do poeta e escritor Mia Couto:
“Para que as luzes do outro
sejam percebidas por mim
devo por bem apagar as minhas,
no sentido de me tornar disponível para o outro.”
Equipe Lectionautas