O Espírito nos ensina toda a verdade (Jo 16, 12-15)
4 de maio de 2016Domingo da Ascenção do Senhor – Ano C
8 de maio de 2016E Jesus disse: Daqui a pouco vocês não vão me ver mais; porém, pouco depois, vão me ver novamente. Alguns dos seus discípulos comentaram: O que será que ele quer dizer? Ele afirma: “Daqui a pouco vocês não vão me ver mais; porém, pouco depois, vão me ver novamente”. E diz também: “É porque vou para o meu Pai”. O que quer dizer “pouco depois”? Não entendemos o que isso quer dizer. Jesus, sabendo que eles queriam lhe fazer perguntas, disse: Eu afirmei que daqui a pouco vocês não vão me ver mais e que pouco depois vão me ver novamente. Por acaso não é a respeito disso que vocês estão fazendo perguntas uns aos outros? Pois eu afirmo a vocês que isto é verdade: vocês vão chorar e ficar tristes, mas as pessoas do mundo ficarão alegres. Vocês ficarão tristes, mas essa tristeza virará alegria.
A morte de Jesus significará ausência e tristeza, mas é morte fecunda. Pois dará lugar á alegria.
Uma vez que será o principio de uma presença nova.
Na oração de hoje, Jesus fala com os discípulos, de uma realidade nova… “Daqui a pouco vocês não vão me ver mais; porém, pouco depois, vão me ver novamente”. Daqui é sinônimo de: deste ponto, deste lugar, deste momento, deste dia… Jesus adverte os seus discípulos que será necessário dar mais um passo, sair da zona de conforto, a pensar na possibilidade de caminharem com as próprias pernas, ou seja, sem a sua presença física…
Ele chama a atenção deles quanto à necessidade de despertar, sintonizar-se e buscar desenvolver de maneira radical os olhos da Fé sobre a realidade que os assola, ele sabe que o sofrimento é inevitável, mas sabe mais do que ninguém, que no projeto de salvação proposto pelo Pai, quando cada um cumpre a parte que lhe cabe na missão, a tristeza dá lugar a alegria…
Difícil é para eles compreenderem, assim como é difícil para cada um de nós compreendermos aquilo que tira de nós o que mais amamos, que às vezes é a razão da nossa vida, o nosso porto seguro que nos trás segurança… Mas o projeto de Deus vai além das nossas ações de egoísmo, dos acontecimentos que nos convém e muitas vezes até além da nossa compreensão… Assim como acontece com o grão de trigo, ele nos propõe uma vida transcendente, vida que vai além de animar o nosso próprio corpo, algo que só pode ser compreendido e vivido através da Fé e dos relacionamentos construídos a luz da palavra…
Somos criaturas de Deus, com a missão de prosseguir na construção do mundo querido por Deus e que foi inaugurado na pessoa de Jesus… E Daqui, deste ponto, deste lugar, deste momento, a partir de nós, que a coisa acontece, precisamos verificar o que precisa ressuscitar em nós, Jesus nos garante que o ESPIRITO SANTO nos recordará: “o Paráclito, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, ensinar-vos-á todas as coisas e vos recordará tudo o que vos tenho dito”.( JO 14, 26) … O desafio é nos lançar, acreditar na presença do ressuscitado, arrancar as nossas amarras e nos colocar a serviço do Reino entregando sem reservas toda a nossa vida…
Que Maria, nossa Mãe, nos dê força para viver a experiência daqueles que estão dispostos a caminhar com o seu filho até o fim. Louvado seja o Nosso Senhor Jesus Cristo… Amém.
Agostinho Augusto – Família missionária Verbum Dei – Belo Horizonte – MG.