“Eis tua mãe”
15 de setembro de 2020“Qual dos dois amarás mais?”
17 de setembro de 2020“Tocamos flauta, mas não dançastes”
16/09/2020 – Lc 7,31-35
Leitura: o que o texto diz?
O texto nos apresenta certa indiferença e insensibilidade dos “homens desta geração”; “Nós vos tocamos flauta, mas não dançastes! Nós entoamos lamentações, mas não chorastes”, ou seja, tanto para alegria ou para dor não há uma reação por parte daquele povo. Depois Jesus, dando continuidade ao julgamento sobre sua geração, cita seu primo João Batista e a si próprio para demonstrar que ambos serão amplamente mal interpretados. Até mesmo estes homens ungidos, foram alvos de julgamentos pela sua geração.
Meditação: o que o Senhor me diz por meio da Palavra?
Nossa aptidão para logo julgar nos afasta da essência do evangelho, nos fecha em nós mesmo e impossibilita a graça de Deus. Precisamos olhar as situações e nossos irmãos com mais calma sem julgamentos antecipados.
Oração: o que o texto me faz dizer a Deus?
O texto causa em nós um choque de realidade. Para tanto, possamos nos unir a Cristo nas inúmeras ocasiões em que ou fomos os insensatos e contribuímos com nossa geração de julgadores ou quando fomos os alvos de tais julgamentos. Peçamos a graça divina de melhor nos portar em ambas situações.
Contemplação: o que Deus, através do texto, faz em mim?
Tantos pré-julgamentos sofreu Jesus Cristo, quantos olhares condenatórios e ofensivos. Como é bela a reação de Jesus, acolhendo tudo com docilidade, mesmo doendo, retribuindo com sua forma única de pagar o mal com o bem. É preciso alargar mais nossos corações para tamanho de equilíbrio e sabedoria.
Ação: que gestos concretos a Palavra de Deus me impulsiona a fazer?
Certamente o texto nos põe em posição de analisar nossa conduta até então. João Batista e o próprio Jesus, representam nossas autoridades de hoje e que muitas vezes preferimos nos distanciar e está sempre julgando. A ação concreta seria, antes de tudo, buscar uma aproximação sincera e se por no lugar do irmão.
Ir. Luiz Antonio dos Santos Vieira, INJ
Membro do Instituto Religioso Nova Jerusalém. Graduado em Filosofia pela Faculdade Católica de Fortaleza (FCF) e Graduando Teologia pela Faculdade Católica do Rio Grande do Norte (FCRN)