Praticar o amor e a justiça de Deus
14 de outubro de 2020“Vós valeis mais que muitos pardais”
16 de outubro de 202015/10/20 (quinta da 28ª semana do Tempo Comum): Lc 11,47-54: Testemunhar uma vida coerente com o Evangelho
Leitura: O que o texto diz?
Preparando o ambiente de sua oração, invoque a presença do Espírito Santo para que Ele te conduza na leitura orante de hoje. Tome em mãos Lc 11,47-54. Jesus continua exortando os mestres da lei e os fariseus sobre a hipocrisia se viu nos dias anteriores. Eles continuam o comportamento de seus pais que não ouviram os profetas. Se apresentam como justos, mas por dentro reina a injustiça e a hipocrisia. Detém o conhecimento da Lei, que deveria ajudar o as pessoas a trilhar um caminho para liberdade, mas as oprimem, impedindo-as de participar do Reino de Deus. Até quando eles permaneceriam continuando os erros de seus pais? Com essas palavras duras de Jesus, os mestres da Lei e os fariseus ficam indignados e querem pegá-lo. Assim, é tempo de despertar! Se a pregação do Mestre intrigou seus ouvintes, certamente também mexeu com você.
Meditação: O que o texto me diz?
Retomando a leitura de Lc 11,47-54, ouça atentamente as palavras fortes de Jesus. Como elas repercutiram em você? Como o “viver de aparências” no seguimento da Lei soa aos seus ouvidos? Como também você se vê numa sociedade imersa muitas vezes nessa vida de aparências, onde uns oprimem os outros, chegando inclusive a usar o nome de Deus? Permita essa palavra inquietar seu coração e ouça a voz do Senhor.
Oração: O que o texto me faz dizer?
Olhando o seu interior, apresente tudo aquilo que é “aparência” e que precisa ser transformado numa vivência profunda e autêntica da Palavra de Deus. Peça ao Senhor que te mostre uma postura diferente que você deve assumir para romper com o círculo vicioso do mal que quer dominar de geração em geração. Apresente situações de injustiça e de hipocrisia que você fez ou sofreu. Permita que o perdão de Deus e a força do Espírito Santo o revigore para que aconteça uma profunda e autêntica conversão de vida. Peça ao Senhor um coração justo, transparente e aberto para trilhar o caminho de verdadeiro discípulo.
Contemplação: O que o texto faz em mim?
Depois de ter apresentado tudo isso ao Senhor, deixe sua ação transformar, no silêncio, o seu interior. Permita o Pai, no silêncio misterioso, iluminar os lugares mais sombrios de sua vida. Sinta essa luz que vem de Deus irradiar e gerar vida em você.
Ação: O que o texto me faz agir?
A hipocrisia e a vida de “aparências” deixam marcas ruins em nossa sociedade. Mas, a Palavra de Deus transforma a realidade, porque é força para se viver como discípulos de Jesus. Como isso é possível acontecer em sua vida? Que contribuição você poderia dar à realidade em sua volta? Deixe Deus conduzir você nesse caminho de perseverança nessa desafiante missão!
Pe. Jackson Câmara Silva, INJ
*Membro do Instituto Religioso Nova Jerusalém. Vigário da Paróquia São José – Vespasiano-MG, Brasil. Mestre em teologia sistemática pela Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (FAJE).