
“…os filhos deste mundo são mais espertos em seus negócios do que os filhos da luz”
18 de setembro de 2022
Ouvir Jesus
20 de setembro de 2022
19 de setembro, segunda-feira, 2ª feira da 25ª Semana do Tempo Comum
Evangelho de Lucas 8, 16-18
Testemunhar Jesus
Leitura: O que o texto diz?
Neste pequeno trecho do Evangelho de Lucas, Jesus continua a ensinar a multidão através de parábolas. No versículo 16, fala-nos sobre a lâmpada acesa que deve ser colocada no alto para que a luz se expanda por todos os lados. E nos versículos 17 e 18, nos alerta sobre como devemos agir a partir do que escutamos.
Meditação: O que o texto diz para mim?
A partir da parábola do semeador, compreendemos o que Jesus quer nos dizer: a Palavra não pode ficar guardada apenas para nós. Ela precisa irradiar através de nós, como uma lâmpada irradia a luz. Não deve ficar oculta, escondida. Como frutos de uma colheita, precisa ser partilhada, pois o fruto que não é partilhado se perde, acaba apodrecendo, é tirado de nós.
Oração: O que o texto me leva a falar a Deus?
“Com efeito, tudo o que está escondido deverá tornar-se manifesto…” (v. 17). A Palavra ouvida, precisa ser ecoada, não pode ser abafada. Peçamos em oração ao Senhor que não nos falte a coragem de manifestar com palavras e ações aquilo que aprendemos com o Evangelho de Jesus.
Contemplação: O que o texto me leva a experimentar?
Precisamos nos atentar em relação a como escutamos a Palavra de Deus. Por mais que ela seja bem acolhida em nosso coração e frutificada em nossa vida pessoal, a Palavra precisa ir além. Somos convidados a refletir como estamos lidando com a mensagem acolhida: guardando-a de modo individualista e personalista ou compartilhando-a de modo generoso, gerando comunidade?
Ação: O que o texto me pede para viver no dia-a-dia?
A caixa fechada debaixo da cama é lugar de guardar vela apagada, aquela que pode irradiar a luz, mas não o faz. O cristão que não anuncia, que não testemunha a Palavra que recebeu é lâmpada apagada, guardada na caixa debaixo da cama. Se a lâmpada está acesa, não pode ficar debaixo da cama. Se temos em nós a luz da Palavra, precisamos irradiá-la; iluminar o mundo com a luz que é o próprio Jesus.
* Pedro Henrique Mendonça Fernandes – Catequista na Paróquia Nossa Senhora D’Ajuda, em Três Pontas – Diocese da Campanha/MG