Testemunhar Jesus
19 de setembro de 2022A prontidão ao chamado…
21 de setembro de 202220 de setembro, terça-feira, 3ª feira da 25ª Semana do Tempo Comum
Evangelho de Lucas 8, 19-21
Ouvir Jesus
Leitura: O que o texto diz?
Lucas nos apresenta um curto relato em que, diante de toda aquela multidão, a mãe e os irmãos de Jesus querem se aproximar dele. Diante do aviso de que ali estavam, Jesus diz que sua mãe e seus irmãos são os que ouvem e praticam a palavra de Deus.
Meditação: O que o texto diz para mim?
Jesus insiste no tema da escuta e da prática da Palavra, agora evidenciando que essa é a maneira de nos tornarmos membros de sua família. Aqui não se trata de um vínculo genético, mas de uma aliança construída a partir da escuta e da vivência da Palavra. Dessa nova família alicerçada no Evangelho, todos nós somos convidados a participar.
Oração: O que o texto me leva a falar a Deus?
“Minha mãe e meus irmãos são aqueles que ouvem a Palavra de Deus…” (v. 21). Para ser da família de Jesus é preciso nos dispor a ouvir com atenção o que o Senhor quer. Que nossa oração de hoje seja um exercício atento de escuta. Abrir ouvidos e coração para perceber o que Deus quer nos falar.
Contemplação: O que o texto me leva a experimentar?
Temos o costume de dizer que alguém é da nossa família quando estamos nos referindo a uma pessoa que, mesmo não tendo vínculo genético conosco, construiu um profundo vínculo de amor. Somos chamados por Jesus a fazermos parte de sua família. Para tanto, a partir da Palavra, vamos construir vínculos profundos com o Mestre.
Ação: O que o texto me pede para viver no dia-a-dia?
A mensagem de Jesus não é algo para apenas “se ouvir falar”. É preciso ir mais fundo e fazer da Palavra de Deus fonte de nossa ação. Esse é o pedido que, brotando da própria Palavra, vem a nós.
* Pedro Henrique Mendonça Fernandes – Catequista na Paróquia Nossa Senhora D’Ajuda, em Três Pontas – Diocese da Campanha/MG