“Vós sereis testemunhas de tudo isso”
29 de maio de 2022“Como posso merecer que a mãe do meu Senhor me venha visitar?”
31 de maio de 202230/05/2022 – Jo 16,29-33
“Tende coragem! Eu venci o mundo!”
- Leitura. O que diz o texto?
Jesus permanece em seu tom de despedida e continua deixando orientações aos discípulos a respeito da missão que eles precisam continuar. O entusiasmo inicial dos discípulos é grande, a ponto de afirmarem “que sabem tudo” a respeito de Jesus. Ele os lembra, porém, que a fé nunca tem certezas absolutas e não se esgota. Sempre é testada e eles vão se dispersar na grande tribulação. O ensinamento é: “tenha paz em mim; tenha coragem!”
- Meditação. O que Deus nos diz através desse texto?
Os discípulos acreditavam que já tinham plena compreensão sobre a pessoa de Jesus e sua missão. Mas não era assim. É preciso amadurecer na fé. Somente com o farol da Ressurreição eles começarão a enxergar e compreender o alcance da Palavra do Mestre e da sua missão. Eles deveriam aguardar o Espírito Santo prometido, que os “ensinará e recordará tudo” o que Jesus os tinha dito (Jo 14,26).
- Oração. O que o texto me faz dizer a Deus?
Peço a Deus que o Espírito Santo, o Defensor, que nos foi derramado no dia do nosso Batismo, possa nos iluminar, recordar as maravilhas de Deus e fortalecer a nossa fé, diante das tribulações do mundo.
- Contemplação. O que o texto faz em mim?
Diante das palavras do último versículo do texto de hoje, nada mais sinto a não ser uma grande consolação da parte de Cristo Jesus. Sua palavra consoladora é um impulso para a nossa fraqueza e timidez diante dos enormes desafios que se apresentam.
- O que o texto me sugere a viver?
O sofrimento dispersa, a fé verdadeira reúne. Reze mentalmente várias vezes: “Coragem, eu venci o mundo!”
Diác. Glêvison Felipe Lourenço de Sousa*
*Diácono permanente da Arquidiocese de Belo Horizonte, MG. Pós-graduado em Sagrada Escritura pelo Claretiano – Centro Universitário. Colaborador e residente na Paróquia São José – Vespasiano MG, Brasil