Maria partiu apressadamente ao encontro de Isabel
21 de dezembro de 2021João é o seu nome
23 de dezembro de 2021Quarta-feira, 22 de dezembro de 2021.
Lc 1, 46-56 –– Sua misericórdia, de geração em geração, chega a todos que o respeitam.
- Leitura: O que o texto diz?
No encontro entre Maria e Isabel, na visitação, o evangelista Lucas coloca na boca de Maria o cântico do Magnificat, que sintetiza a espiritualidade dos pobres do Senhor. Em nome de todo o povo, Maria rende graças a Deus por si mesma e pelo cumprimento das promessas da Aliança.
- Meditação: O que o texto me diz?
Maria proclama seu louvor a Deus através do cântico do Magnificat, em resposta a Isabel que, iluminada pelo Espírito Santo, compreendeu encontrar-se diante da Mãe do Senhor e proclamou-a bendita entre as mulheres porque daria ao mundo o fruto bendito do seu ventre. Mas esse louvor de Maria não é só seu louvor pessoal, é o louvor de todo o povo de Deus, de todos nós, quando nos damos conta de que o Senhor fez em nós maravilhas e que sua misericórdia nos alcançou, quando Ele sentiu compaixão pela nossa miséria e nos enviou seu Filho amado para nos salvar. Por isso temos que aprender com Maria a louvar o Senhor a cada dia, sem nunca esquecer os imensos beneficios com que Ele nos cumula constantemente.
- Oração: O que o texto me faz dizer a Deus?
Vamos nos unir mais uma vez a Maria para louvar a Deus por todas as maravilhas que Ele faz diariamente em nosso favor:
A minha alma engrandece o Senhor
e se alegrou o meu espírito em Deus, meu Salvador;
pois ele viu a pequenez de sua serva,
desde agora as gerações hão de chamar-me de bendita.
O Poderoso fez por mim maravilhas
e Santo é o seu nome!
Sua misericórdia, de geração em geração,
chega a todos que o respeitam;
demonstrou o poder de seu braço,
dispersou os orgulhosos;
derrubou os poderosos de seus tronos*
e os humildes exaltou;
De bens saciou os famintos,
e despediu, sem nada, os ricos.
Acolheu Israel, seu servidor,
fiel ao seu amor,
como havia prometido aos nossos pais,
em favor de Abraão e de seus filhos, para sempre.
(Lc 1, 46-55)
- Contemplação: O que Deus, através do texto, faz em mim?
O Senhor nos mostra, através do Cântico de Maria, que sua misericórdia é como um rio, que se estende a todas as pessoas, de geração em geração. Maria soube reconhecer esse atributo de Deus e cantá-lo por todos nós. As palavras de saudação e agradecimento dirigidas por Isabel a Maria despertaram nela essa maravilhosa profissão de fé, na qual Maria reconheceu que o amor misericordioso do Senhor a tocou e ao acariciá-la, atingiu a humanidade inteira. Agora esse mesmo olhar amoroso e misericordioso de Deus convida cada um de nós a trilhar sua própria estrada, levando no coração a alegria que brota da certeza de que temos um Deus que se fez carne e veio habitar entre nós para caminhar ao nosso lado e nos levantar cada vez que cairmos pelo caminho.
- Ação: O que o texto me impulsiona a fazer?
A partir dessa Palavra somos impulsionados a estar sempre abertos para acolher a vontade de Deus e sua misericórdia e louvá-lo pelas maravilhas que fez em nosso favor. O Catecismo da Igreja Católica (n. 2619) nos ensina que
“o cântico de Maria (o Magnificat) é ao mesmo tempo o cântico da Mãe de Deus e o da Igreja, cântico da Filha de Sião e do novo Povo de Deus, cântico de ação de graças pela plenitude de graças distribuídas na Economia da salvação, cântico dos “pobres”, cuja esperança é satisfeita pela realização das promessas feitas a nossos pais “em favor de Abraão e de sua descendência para sempre”.
Além disso, a misericórdia de Deus nos impulsiona a agirmos com misericórdia para com os outros. Cada um de nós é chamado a aproximar-se do outro, em vez de ‘passar do outro lado’, tornando-nos sensíveis às suas necessidades, ajudando concretamente, empenhando os próprios meios, o tempo, as forças e até a própria vida a fim de sermos misericordiosos como o Pai.
– Flávia Carla Nascimento (Instituto Secular Servas de Jesus Sacerdote) – coordenadora Diocesana da Animação Bíblico-Catequética da Diocese de Ponta Grossa (PR) e integrante da Equipe Regional da Animação Bíblico-Catequética do Regional Sul II.