Fala com sabedoria, ensina com amor
3 de abril de 2022O tempo é agora!
5 de abril de 20225ª SEMANA DA QUARESMA
Segunda – 04/04/22
Jo 8,12-20 – Sou reflexo da LUZ do mundo
- Leitura: O que o texto diz?
Este fato vem logo após o acontecimento com a pecadora, aquela que quase foi apedrejada. No templo, Jesus continua a falar e se anuncia como a Luz do mundo e diz que aquele que o segue terá luz, mas ao contrário viverá nas trevas. A luz ajuda a clarear, permite enxergar onde está escuro. Os fariseus não são capazes de reconhecer Deus presente em Jesus e por isto querem provas. Sendo questionado, Jesus usa da própria lei dos homens e diz que o testemunho de duas pessoas é verdadeiro e afirma que Ele e o Pai dão testemunho Dele, ou seja, do que Ele ensina e faz. E é novamente questionado onde está o Pai e então afirma que se O conhecessem, conheceriam o Pai.
- Meditação: O que o texto me diz?
Esta declaração simples e profunda de Jesus, EU SOU A LUZ DO MUNDO, nos oferece coragem! Quem conhece, quem aceita Jesus está na claridade, está iluminado e as trevas não se aproximarão. Aos fariseus faltava a fé e por isto viviam na escuridão e não eram capazes de reconhecer Jesus, como o Filho de Deus. A afirmação de que o Pai está com Jesus, nos dá a certeza de um amor que nos projete. A rejeição a Cristo deixa sempre as pessoas nas trevas.
- Oração: O que o texto me faz dizer?
Para nós que acreditamos, é possível afirmar que o amor envolvente do Senhor não nos permite viver nas trevas. Sentimos as dificuldades, os medos e as inseguranças, mas enxergamos a LUZ que está em nossa vida, que não permite o desânimo. Senhor, que a tua Luz sempre invada as escuridões do mundo, pois temos a certeza de que jamais as trevas invadirão as vidas onde tua presença é acolhida. Que possamos refletir aos outros a tua Luz, afinal não temos luz própria, mas somos reflexos da tua!
- Contemplação: O que o texto faz em mim?
Este texto nos dá coragem. Coragem para seguir nossas vidas e meus projetos, afinal quem tem Deus em sua vida, jamais viverá nas trevas. Jesus se declara a LUZ de nossas vidas e esta certeza gera coragem, pois esta Luz não se apaga e não nos deixa sós. Jesus sempre se apresenta a nós de maneiras que demonstram que Ele sempre é e será o Senhor de nossas vidas e tudo se renova por esta certeza. E como diz a música: “Luz que me ilumina os caminhos e que me ajuda a seguir. Sol que brilha à noite, a qualquer hora, me fazendo sorrir. Claridade, fonte de amor que me acalma e seduz. Essa Luz só pode ser Jesus.”
- Ação: O que eu posso fazer a partir do texto?
Somos convidados à alegria e à esperança, a testemunhar com nossas vidas, refletindo ao mundo a Luz que emana do próprio Cristo. Nossas palavras e ações precisam testemunhar esta luz que devemos refletir, lembrando que a LUZ verdadeira e com fonte própria é o Cristo. Sejamos luz! Façamos a diferença.
Suzy Aparecida Carvalho Miranda Ferreira – Diocese de Luz-MG