“Quando Jesus viu a fé daqueles homens…”
14 de janeiro de 2022Jesus, o verdadeiro esposo da comunidade. O vinho, sinal de alegria e vida
16 de janeiro de 202215 de janeiro, sábado, 1° semana do tempo comum
Evangelho de Marcos 2, 13-17
Leitura: O que o Texto diz?
“Levi se levantou e o seguiu”. Jesus está a ensinar na beira do mar. Passando viu Levi, coletando impostos, e o chamou. Mais tarde fez refeição na casa de Levi, cercado por outros cobradores de impostos, pecadores e seus discípulos. Ao ser questionado pelos fariseus e doutores da lei Jesus exclama que são os médicos são para os enfermos e que ele veio para chamar os pecadores.
Meditação: O que o texto diz para mim?
“Segui-me!” É este o convite de Jesus e ele o dirige a todos os homens. O Senhor nos enxerga, ele sabe quem somos, conhece nossas enfermidades, mas sempre chama a nós. O que importa não é a prontidão em se levantar e seguir.
Oração: O que o texto me leva a falar a Deus?
A nossa oração muitas vezes é cheia de véus, encobrimos quem somos por vergonha. Em nosso dialogo com Deus precisamos sempre nos apresentar como somos. Se não, o mesmo véu que nos esconde ofuscará os nossos olhos espirituais de comtemplar a Deus.
Contemplação: O que o texto me leva a experimentar?
Precisamos sentir em nosso tempo esse mesmo Jesus que passa e chama na história inúmeros homens e mulheres. Experimentar a presença de Deus é ser sempre surpreendido por ele, que ao mesmo tempo acolhe e transforma as vidas e as direções.
Ação: O que o texto me pede para viver no dia-a-dia?
“Não vim para chamar os justos, mas sim pecadores”. Nossa fé não pode ser segregadora, separando e excluindo pessoas. Quando há essas experiências entre os “cristãos”, se faz visível um fechamento para o reino de Deus. A verdadeira fé, chama, acolhe e transforma.
Pe. José Geraldo da Silva – Diocese de Caratinga-MG