“Siga-me”
15 de janeiro de 2022“Ninguém põe vinho novo em odres velhos”
17 de janeiro de 2022DOMINGO – 16/01/2022
2º DOMINGO DO TEMPO COMUM – Evangelho de Jo 2, 1-11
“Jesus, o verdadeiro esposo da comunidade. O vinho, sinal de alegria e vida”.
Inicie com uma oração ou um canto ao Espírito Santo
Feche os olhos, respire fundo. Sinta os barulhos que vem do céu. São os dons do Espírito que chegam e enriquecem a Igreja, dando vida à comunidade.
Leitura: O que o Texto diz?
Fazer a leitura do texto, na Bíblia e escolher uma das frases que mais chamou atenção.
Grande são as experiências que brotam da narrativa do evangelho de Jesus, segundo o evangelista João. Chama-nos atenção a festa de casamento, na qual acontece a revelação de Deus na pessoa de Jesus, esposo da Igreja. A Narrativa das núpcias de Caná é o primeiro sinal apresentado por João. Aqui encontramos beleza e mistério. Deus faz aliança com seu povo. O Evangelista João também nos traz a imagem de Maria, mãe de Jesus, sempre atenta aos acontecimentos. Uma reflexão pós-ressurreição que nos fala do amor de Deus à Igreja enviando o Espírito Santo, fonte de onde brota os dons que mantém a unidade da comunidade.
Meditação: O que o texto diz para mim?
Que palavra ou frase me interpela? Atualize a Palavra ligando-a com a vida.
Refletindo sobre o texto, ou partindo da sua frase escolhida, que sentimentos nos afetam? Como está a nossa realidade presente. Estou atenta ao chamado de Jesus para fazer parte dessa Igreja e de acolher os dons que Espírito me concede? Estou percebendo o sofrimento do povo, as injustiças que acontecem ao nosso redor e as misérias que impossibilitam o nosso povo de caminhar? A narrativa do Evangelho me ajuda perceber a presença do amor de Deus na vida e convida-me para viver a alegria do dom partilhado.
Oração: O que o texto me leva a falar com Deus?
A nossa oração é uma resposta a Deus.
O Evangelho de hoje ativa a minha consciência para a presença do Espírito Santo na vida da Igreja. Que podes dizer a Deus diante da grandeza de seu agir. A partir da realidade da transformação da água em vinho representando a alegria de um Deus que que deseja ser presente na vida da Igreja. Como estar prontos para acolher a diversidade de dons que nos são oferecidos a partir desse casamento de amor revelado entre Jesus e a Igreja. Fale a ele de sua alegria.
Contemplação: O que o texto me leva a experimentar?
Que experiência levo dessa Palavra para a minha vida?
Nesse momento é Deus que vem ao seu encontro, permita a sua aproximação. Ponha-se vigilante, atento aos acontecimentos. Jesus é o princípio e o fim, o Alfa e o Ômega. É Jesus vem restaurar a alegria e a vida, nesse contexto de carência e dificuldades. É Ele que veio, que vem e que virá. É preciso tomar uma decisão. Segui-lo.
Ação: O que o texto me pede para viver no dia-a-dia?
Frutos da Palavra – Formule um compromisso de vida.
Após esse encontro amoroso com o Deus da Palavra que é vida, que vontade brota do coração? Como se preparar para acolher os dons do Espírito. Como se apropriar desse dom e fazer a experiência de viver o Cristo e anunciá-lo aos outros?
Neuza Silveira de Souza. Membro da Comissão de catequese do Regional Leste II e Coordenadora do SABIC- Sec. Arquidiocesano Bíblico-Catequético de Bhte.