“E a Palavra se fez carne e veio morar entre nós…”
25 de dezembro de 2024Ele viu, e acreditou.
27 de dezembro de 202426 de dezembro, 5ª feira, Dia de Santo Estevão
Encontre um lugar, uma posição e um tempo para a oração.
Faça silêncio para entrar em oração.
Peça ao Espírito Santo que te conduza nos caminhos da Palavra…
Leia o evangelho de Mateus 10,17-22
Leitura: o que o texto diz?
Hoje celebramos a memória de Santo Estevão, testemunha fiel do amor por Jesus. Como já advertiu Jesus, que tal situação é previsível, Estevão falou sobre a pessoa de Jesus diante dos líderes religiosos e políticos com firmeza e fidelidade. Vivemos tempos difíceis e em vários lugares do mundo vemos a perseguição contra cristãos.
Meditação: o que o texto me diz?
O evangelho apresenta o alerta de Jesus sobre a importância dos apóstolos terem cuidado e se manterem firmes diante das perseguições por sua causa. Também fala do testemunho por causa do seu nome e que diante dessas situações o Espírito de Deus falará por eles. A perseverança é atitude fundamental. O Evangelho, embora traga duras palavras, apresenta a beleza da confiança que Jesus transmite a todos que O acolhem, O escutam e O testemunham.
Oração: o que o texto me faz dizer?
Pense e reze pelo papa Francisco e inúmeros cristãos que sofrem ataques e perseguições…
Peça ao Senhor que envie seu Espírito para que a Sua Luz ilumine a nossa existência e nela possamos viver. Peça também para que o Senhor te dê força e disponibilidade para anunciar o Seu amor.
Contemplação: o que o texto faz em mim?
Pense e reflita: Como tenho testemunhado o amor de Deus? Estou aberta à ação do Espírito de Deus para uma confiante entrega? Diante das situações hostis à fé, como se posiciona e anuncia Jesus Cristo?
Ação: como agir a partir deste evangelho?
Diz Jesus: “Mas quem perseverar até o fim, esse será salvo”. Santo Estevão, viveu o testemunho com amor e coragem. Se deixou conduzir pelo Espírito e assim enfrentou sua desafiadora missão. Diz o Pe. Adroaldo Palaoro:
“Os tempos difíceis e de crises não devem ser tempos de lamentos ou de desânimo. Não é a hora da resignação, da passividade ou da fuga. A ideia de Jesus é outra: em tempos de crise “tereis ocasião de testemunhar a vossa fé”. É então, precisamente, quando nos é oferecida a melhor ocasião de dar testemunho de nossa adesão a Ele e a seu projeto.”
Equipe Lectionautas