Hoje nasceu para vós um Salvador!
24 de dezembro de 2024Sereis odiados por causa do meu nome.
26 de dezembro de 202425 de dezembro, 4ª feira, Solenidade do Nascimento de Jesus.
Encontre um lugar, uma posição e um tempo para a oração.
Faça silêncio para entrar em oração.
Peça ao Espírito Santo que te conduza nos caminhos da Palavra…
Leia o evangelho de João 1,1-18
Leitura: o que o texto diz?
Com o coração em festa pelo nascimento de Jesus nosso Salvador inicie sua oração neste dia agradecendo a Palavra que se fez Carne e veio morar entre nós. Tão pequeno e tão grandioso, tão simples e tão majestoso, acolhido pelos pastores e adorado pelos reis, o Deus que desce até nós como humano para nos aproximar do divino. Somos convidados a contemplar o Amor de Deus, celebrar a sua presença humana e divina entre nós.
Meditação: o que o texto me diz?
O Evangelho deste dia de Natal nos apresenta o prólogo, o início do Evangelho de João que começa com a expressão “no princípio,” fazendo-nos lembrar do relato da criação que está em intima ligação com a obra redentora de Jesus e com a sua missão: amar e salvar a humanidade como Luz enviada para todos. A Palavra agora se fez carne, se fez pessoa, se fez gente para nos resgatar e nos fazer filhos e filhas de Deus. Ele veio habitar entre nós, sendo humano como nós e fazendo morada no coração de cada um que procurar o acolher. Jesus é esta Palavra viva e, o encontro com sua pessoa que traz luz e vida, significa romper com as situações de trevas e de mortes. Ele é a luz verdadeira, o Emmanuel, o Deus conosco, nele está a vida em plenitude, a salvação da humanidade.
Oração: o que o texto me faz dizer?
Peça ao Senhor que te ajude a acolher o Deus Menino com a mesma alegria dos pastores e com a disponibilidade dos que se deixaram conduzir pela estrela na busca do Verbo do Menino Deus o nosso Salvador.
Peça a graça de um Natal não só de luzes e de presentes externos, mas um Natal repleto da presença do Salvador, um Natal de uma vida interior profunda que cultivada, cativa outras pessoas para a vivência do amor e para os verdadeiros gestos de um Feliz Natal.
Contemplação: o que o texto faz em mim?
O Evangelho nos mostra a luz que veio ao mundo para toda a humanidade. Como você tem acolhido as luzes que vêm de Deus? Você percebe a presença de Deus Menino como luz para o mundo? Sou portador (a) da luz que Jesus o Filho de Deus nos trouxe?
Ação: como agir a partir deste evangelho?
E a manifestação do Natal acontece muito além do que os nossos olhos possam contemplar, o Natal vai acontecendo dentro de nós. Veja o que nos diz o Cardeal, poeta e escritor José Tolentino no poema: Que segredo tem o Natal?
Pergunto-me Senhor que segredo tem o Natal? Há um milagre que acontece dentro de nós, só pode ser um milagre, pois é como se a vida se renascesse. Contemplando o presépio percebo que este é um milagre humaníssimo que Deus suscita aos nossos olhos. Ele amou-nos tanto que nos deu o seu próprio Filho. O milagre do Natal assenta sobre este dom absoluto, que nos faz perceber que só somos à medida que nos damos. E que a vida renasce, como dádiva, na ponta dos dedos, no olhar das palavras.
Equipe Lectionautas