O Espírito do Senhor me enviou para…
9 de janeiro de 202510 de janeiro, 6ª feira do Tempo do Natal depois da Epifania
Encontre um lugar, uma posição e um tempo para a oração.
Faça silêncio para entrar em oração.
Começa tua oração pedindo ao Espírito Santo que te conduza nos caminhos da Palavra.
Leia o evangelho de Lucas 5,12-16
Leitura: o que o texto diz?
A Palavra de Deus é fonte de vida, de esperança, um convite para perceber a manifestação do Senhor, no cotidiano. O evangelho hoje, apresenta o belo e transformador encontro de Jesus e um homem leproso, uma pessoa sedenta de purificação. Este é um momento preciso de encontro entre você e o Senhor, com os sentidos atentos, o coração aberto, perceba a beleza e presença de Deus que escuta a cada um que a Ele se dirige.
Meditação: o que o texto me diz?
O homem leproso confia que Jesus pode transformar sua situação integralmente. Os leprosos eram considerados impuros, por isso deviam ficar fora do convívio, destinados à tristeza, exclusão, abandono total. Jesus, vai além, estende a mão, o toca e atende o seu desejo: “Eu quero, fica purificado”. Ele cumpre sua missão movido pelo Espírito de Deus, orienta ao leproso o silêncio sobre sua ação e a ida ao sacerdote para a oferta pela sua purificação. Assim, o leproso antes marginalizado poderá se inserir na comunidade. E Jesus, continua a sua missão, alimentado pela oração.
Oração: o que o texto me faz dizer?
Peça ao Senhor, a graça de ser purificado de tudo o que o impede de viver, que faça da sua vida uma ação, alimentada pela oração.
Contemplação: o que o texto faz em mim?
Você, como o leproso, confia e expressa sua fé no Senhor? Qual aspecto da sua vida, deseja que seja purificado? Tem dedicado tempo e qualificado seus momentos de oração, de encontro com o Senhor na pessoa dos que necessitam?
Ação: como agir a partir deste evangelho?
O Papa Francisco confidenciou em sua audiência do dia 22/06/2016: “Efetivamente, confiar na vontade de Deus significa entregar-se à sua misericórdia infinita. Também eu vos contarei um segredo pessoal. À noite, antes de ir para a cama, recito esta breve oração: «Senhor, se quiseres, podes purificar-me!». E rezo cinco vezes o «Pai-Nosso», um para cada chaga de Jesus, porque Jesus nos purificou com as suas chagas. Mas se eu o faço, também vós o podeis fazer, em casa, dizendo: «Senhor, se quiseres, podes purificar-me!»; e, pensando nas chagas de Jesus, receitai um «Pai-Nosso» para cada uma delas. E Jesus ouve-nos sempre!”
Equipe Lectionautas