Os dons que Deus nos dá
19 de novembro de 2023Apresentação de Nossa Senhora
21 de novembro de 202320 de novembro, 2ª feira, 33ª Semana do Tempo Comum
Crie silêncio interior e exterior. Peça ao Espírito que te conduza nos caminhos da escuta da Palavra de Deus.
Ler com atenção e bem devagar Lc 18,35-43
Leitura: O que o texto diz?
Jesus está no caminho para Jerusalém, terminou de anunciar a sua paixão e morte. No caminho há um cego que grita por Jesus clamando por Misericórdia. A multidão tenta abafar a voz incomoda do cego que pede por ajuda, ele clama mais forte e é atendido por Jesus. O cego proclama sua fé no Mestre, confessa aquilo que os outros tem dificuldade de confessar. Após ser curado, o cego decide seguir a Jesus. A presença da graça de Deus na vida do cego o leva a decidir seguir o Mestre. O cego que estava à beira do caminho, coloca-se agora em marcha no Caminho de Jesus.
Meditação: O que o texto me diz?
Procure retomar o texto degustando cada palavra. Repita interiormente a frase que mais lhe chamou atenção. O que está frase diz sobre a sua vida e suas atitudes? Quando assumo a posição da multidão que procura abafar a voz daqueles que sofrem e precisam de ajuda? Quando eu sou o cego que necessita de ajuda? De quais cegueiras eu preciso me curar?
Oração: O que o texto me faz dizer?
Diante desta reflexão que o Evangelho suscita, o que quero dizer a Deus? Reconheça sua dificuldade de seguir a Jesus no caminho, bem como as suas dores e necessidades. Manifeste ao Senhor a sua necessidade de ajuda, bem como o seu desejo de segui-lo e amá-lo.
Contemplação-Ação: O que o texto faz em mim?
Olhando para a sua vida e sua história, procure perceber quais passos você já deu no caminho de seguimento a Jesus. Perceba também quais são as coisas que lhe cegam e impedem de caminhar. Qual compromisso podes assumir na busca por viver melhor o discipulado de Jesus junto aos irmãos e irmãs?
Pe. Francisco Thallys Rodrigues – Presbítero da Diocese de Crateús. Mestrando em Teologia pela Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (FAJE). Reitor do Seminário Maior Padre Eliésio dos Santos e vigário paroquial na Paróquia São Sebastião de Monsenhor Tabosa.